Os irmãos Liam e Noel Gallagher, torcedores fanáticos do Manchester City, não perderam a chance de homenagear o técnico Pep Guardiola durante o primeiro show do Oasis em sua cidade natal, Manchester, na noite desta sexta-feira (11). Guardiola, que assistia à apresentação ao lado de sua filha, a influenciadora Maria Guardiola, foi o homenageado antes da performance de “D’You Know What I Mean?”.
Liam Gallagher pegou o microfone e dedicou a canção ao “maior técnico de todos os tempos, Pep Guardiola”. A declaração gerou uma reação mista na plateia de 80 mil pessoas no Heaton Park, com aplausos e algumas vaias, provavelmente de torcedores de times rivais. “Quem vocês estão vaiando?”, perguntou Noel, em tom de brincadeira, antes de a banda iniciar a música.
A apresentação foi a primeira de uma série de cinco na cidade e marcou o reencontro emocionante da banda com seu público local após 16 anos. O show faz parte da turnê “Oasis Live ’25”, que teve início em Cardiff na semana passada e já é um fenômeno comercial, com quase todos os seus 41 shows em estádios ao redor do mundo com ingressos esgotados.
O repertório em Manchester seguiu a linha da estreia, focado nos clássicos dos álbuns “Definitely Maybe” e “(What’s the Story) Morning Glory?”. A abertura com “Hello” foi seguida por uma sequência de hinos como “Morning Glory”, “Supersonic” e “Rock ‘n’ Roll Star”. O show foi encerrado de forma apoteótica com “Wonderwall” e “Champagne Supernova”, acompanhadas por um grande show de pirotecnia.
No palco, os irmãos Gallagher são acompanhados por uma formação de peso, com Gem Archer e Paul “Bonehead” Arthurs nas guitarras, Andy Bell no baixo e o baterista Joey Waronker (Beck, R.E.M.). A abertura dos shows no Reino Unido e Irlanda fica por conta de Richard Ashcroft, ex-The Verve.
O retorno do grupo britânico parecia improvável após a separação explosiva em 2009. A briga entre os irmãos, que culminou no fim da banda, e a rivalidade pública mantida por anos só aumentaram a mística em torno da reunião. O anúncio oficial da volta, em agosto do ano passado, gerou uma procura massiva por ingressos.
Para comemorar os 30 anos de “(What’s the Story) Morning Glory?”, a banda anunciou uma edição de luxo do álbum, que será lançada em 3 de outubro, com novas versões acústicas de clássicos.
Após a etapa europeia, a “Oasis Live ’25” segue para a América do Norte em agosto e setembro. Em seguida, a turnê passa por México, Coreia do Sul, Japão, Austrália e América do Sul. As duas apresentações no Brasil, em 22 e 23 de novembro no estádio Morumbis, em São Paulo, estão com ingressos esgotados.