Gilberto Gil retomou neste sábado (6) sua turnê de despedida dos grandes palcos, “Tempo Rei“. A apresentação no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), marcou o retorno do artista à estrada após uma pausa de quase dois meses por conta da morte de sua filha, Preta Gil, em 20 de julho. O show na capital gaúcha foi marcado por um encontro especial: Gil recebeu a cantora Adriana Calcanhotto para uma performance conjunta de “Punk da Periferia”.
Durante a apresentação, o mestre baiano, de 83 anos, também se declarou ao público que o ovacionava: “Eu também amo todos vocês. Um amor incondicional, necessário para que a humanidade progrida”. O repertório incluiu ainda clássicos como “Palco”, “Vamos Fugir”, “Andar Com Fé Eu Vou” e “Expresso 2222”.
A turnê “Tempo Rei”, que teve início em março em Salvador, é apresentada como a última grande jornada do tropicalista pelos palcos em grande escala. “Essa é a despedida dos grandes espetáculos que venho fazendo nesses 60 anos”, costuma afirmar Gil. A série de shows tem sido marcada por encontros musicais com diferentes gerações de artistas.
A última vez que Preta Gil subiu a um palco foi em abril, justamente ao lado do pai, no Allianz Parque, em São Paulo. A decisão de continuar a tour mesmo em meio ao luto foi explicada pelo próprio Gil em sua primeira entrevista após a perda. “Ela dizia em vários momentos da doença: ‘Vai cantar, vai pai, vamos embora, vai!’ […] Então, é um respeito também a esse caráter profundo da personalidade dela voltar a cantar por aí”, disse o artista.
Os encontros musicais têm sido uma marca registrada desta que é anunciada como a última grande jornada do cantor baiano pelos palcos em grande escala. O último compromisso havia sido em Curitiba (5/7), com a participação de Marjorie Estiano. Antes ele subiu ao palco em Belo Horizonte (14/6), onde cantou com Samuel Rosa, e em Brasília (7/6), com a participação de Alexandre Carlo. Nas datas anteriores, a tour já havia proporcionado duetos marcantes no Rio de Janeiro, com Chico Buarque, Djavan, Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta e Caetano Veloso. Na capital paulista, que recebe apresentações extras em outubro, a lista tem Nando Reis, MC Hariel e Flor Gil, Arnaldo Antunes e Sandy.
Com direção artística de Rafael Dragaud e musical de Bem e José Gil, a apresentação conta com uma superbanda que inclui familiares e um quarteto de cordas, e um vórtex de LED suspenso no centro do palco como elemento cênico principal.
Agora, a turnê “Tempo Rei” segue para sua próxima parada em São Paulo, onde o artista já se apresentou em abril com quatro shows esgotados no Allianz Parque. Desta vez, ele faz mais duas apresentações na cidade, nos dias 17 e 18 de outubro, também no estádio.
Além da extensa agenda em 10 cidades brasileiras, a celebração ganhará um palco inusitado em dezembro: o Navio Tempo Rei, um cruzeiro com Gil e convidados como Gilsons, Nando Reis e Os Paralamas do Sucesso.
Datas da tour ‘Tempo Rei’, de Gilberto Gil
- 6 de setembro – Porto Alegre – Estádio Beira-Rio
- 17 de outubro – São Paulo – Allianz Parque
- 18 de outubro – São Paulo – Allianz Parque
- 25 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 26 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 31 de outubro – Buenos Aires, Argentina – Movistar Arena
- 4 de novembro – Santiago, Chile – Movistar Arena
- 15 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 16 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro – Recife – Classic Hall
- 23 de novembro – Recife – Classic Hall
- 28 de novembro – Recife – Classic Hall
- 20 de dezembro – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- 21 de março de 2026 – Belém – Hangar Convenções & Feiras da Amazônia



