A última apresentação de Gilberto Gil em São Paulo com a turnê “Tempo Rei“, neste sábado (18), no Allianz Parque, foi marcada por uma homenagem tocante à sua filha, Preta Gil. O momento, que levou o artista e o público às lágrimas, aconteceu durante o show que celebrou a carreira do mestre baiano e contou também com a participação de Roberto Carlos.
Um dos momentos de maior emoção da noite ocorreu quando o público começou a gritar o nome de Preta. Gilberto Gil, então, parou o show para falar sobre a perda da filha, que morreu em julho deste ano, aos 50 anos, em decorrência de um câncer colorretal. “Essa é uma questão que não foi resolvida ainda propriamente pela humanidade, apesar de as religiões, quase todas elas, adotarem a proposta de que continua lá por cima”, refletiu o músico de 83 anos.
Ovacionado pela plateia de 45 mil pessoas, o tropicalista concluiu a homenagem: “Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, já esteve. E no ter estado conosco, estará sempre conosco”.
A emoção se intensificou durante a execução de “Drão”, canção que Gil compôs para Sandra Gadelha, mãe de Preta. Sentado ao violão, o artista se emocionou enquanto imagens da filha, desde a infância, eram exibidas no telão principal. O momento foi ainda mais simbólico pois a última vez que Preta Gil subiu a um palco foi justamente para cantar esta música ao lado do pai, em 26 de abril deste ano, no mesmo Allianz Parque.
“Essa luta dela pela vida nos comovia e nos chamava à responsabilidade”, disse Gilberto Gil em entrevista recente sobre o tratamento da filha. “Essas pessoas, quando se vão, deixam um vácuo muito grande”. Após uma pausa na agenda devido à morte de Preta, o músico retomou os shows.
Apesar da atmosfera emotiva, a noite também foi de celebração. Como tem sido uma marca desta que é sua excursão de despedida, Roberto Carlos subiu ao palco para cantar “A Paz” e “Além do Horizonte”, em um dueto histórico.
A apresentação de sábado, que durou cerca de três horas mesmo sob uma garoa fina, mostrou a vitalidade do artista. Com um repertório de 31 músicas, ele celebrou sua vasta obra com clássicos como “Andar com Fé”, “Expresso 2222” e “Aquele Abraço”.
Os encontros musicais têm sido uma constante na turnê “Tempo Rei”. Na noite anterior, o convidado foi Seu Jorge. Ao longo do giro, já participaram Chico Buarque, Djavan, Lulu Santos, Anitta, Caetano Veloso, Marisa Monte, MC Hariel, Sandy, Arnaldo Antunes, Samuel Rosa, Alexandre Carlo e Marjorie Estiano.
A excursão, que teve início em Salvador em 15 de março, segue agora para o Rio de Janeiro (25 e 26/10), Buenos Aires (31/10), Santiago (4/11), Fortaleza (15 e 16/11), Recife (22, 23 e 28/11), Salvador (20/12) e encerra em Belém (21/3/2026). Os ingressos para as datas restantes estão à venda na Eventim.
Além da turnê terrestre, a celebração ganhará um palco inusitado em dezembro: o Navio Tempo Rei. O cruzeiro acontece de 1º a 4 de dezembro, com Gil e convidados como Gilsons, Nando Reis, Liniker e Os Paralamas do Sucesso.
Datas da tour ‘Tempo Rei’, de Gilberto Gil
- 25 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 26 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 31 de outubro – Buenos Aires, Argentina – Movistar Arena
- 4 de novembro – Santiago, Chile – Movistar Arena
- 15 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 16 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro – Recife – Classic Hall
- 23 de novembro – Recife – Classic Hall
- 28 de novembro – Recife – Classic Hall
- 20 de dezembro – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- 21 de março de 2026 – Belém – Hangar Convenções & Feiras da Amazônia


