Bruce Dickinson fez discurso em homenagem ao baterista Nicko McBrain, parceiro de Iron Maiden que anunciou que não faria mais shows com a banda. A fala do artista foi durante a última apresentação no sábado (7), no Allianz Parque, em São Paulo. Entre a segunda e a terceira música, disse: “Esta é uma noite muito especial, como alguns de vocês… Creio que provavelmente todos vocês sabem, porque nesta manhã nós anunciamos que ele não tocaria mais com a banda”, iniciou o vocalista interrompido pelos fãs aos gritos de “Nicko”. “Por 42 anos Nicko está nesta banda. Ele era baterista antes de eu ser cantor, ele era piloto antes de eu ser piloto. E agora deu. Ele não está deixando a banda, só não vai tocar mais com a gente ao vivo”.
“Então façam o que vocês têm de fazer aí para que ele saiba o quão amado ele é, pessoal”, continuou Dickinson. “Temos muita música para tocar esta noite e eu quero que o resto da noite seja uma celebração de Nicko, uma celebração da alegria que ele trouxe para todos ao redor do mundo, não apenas aqui no Brasil, certo?”. E a plateia seguiu o pedido, ovacionando o baterista com cartazes em agradecimento, deixando o clima da noite emocionante.
Quem vai dominar as baquetas do grupo britânico é Simon Dawson. Em comunicado, diz a banda, o músico já é familiar a muitos fãs, já que é parceiro do baixista Steve Harris nos últimos 12 anos com o British Lion. Natural de Suffolk, na Inglaterra, Simon se juntou a Harris pela primeira vez em 2012, informa o Iron Maiden. Ele estreou em três faixas do primeiro álbum do British Lion e em todas as músicas do segundo álbum, aclamado pela crítica, “The Burning”, além das muitas turnês subsequentes nos EUA, Reino Unido, Europa, Austrália, Japão, Nova Zelândia e, mais recentemente, no México e na América do Sul.
O agora ex-baterista de palco do Iron Maiden, Nicko McBrain, divulgou que não vai mais acompanhar a banda em turnês pelo mundo. Os dois shows na capital paulista, na sexta (6) e no sábado (7), foram os seus últimos ao lado de Bruce Dickinson e companhia. Por meio de um comunicado no Instagram do Iron Maiden, o músico desejou sucesso aos companheiros, com os quais, afirma, vai continuar trabalhando em projetos diversos.
“Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio a minha decisão de me afastar da rotina extenuante grandes turnês. Hoje [sábado, 7 de dezembro], em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo à banda muito sucesso daqui para frente. No entanto, continuarei firmemente parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos. Fazer turnês com o Iron Maiden nos últimos 42 anos foi uma jornada incrível”.
“Para minha devota base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês! Olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Vejo vocês em breve, que Deus abençoe a todos e, claro, ‘Up the Irons!’”, continua em comunicado.
McBrain tem 72 anos e, no início de 2023, sofreu um AVC e teve de se submeter a um processo de recuperação. Três anos antes, em 2020, passou também por um tratamento de câncer de laringe.
No mesmo post, há uma declaração assinada pelo empresário Rod Smallwood, em nome do Iron Maiden, em que destacam a relação especial com o Brasil. “Desde o Rock in Rio 1985 nós temos uma relação especial com o Brasil, então se despedir das turnês na frente de 90 mil fãs aqui em São Paulo ao longo de duas noites é poético e você [Nicko] merece todo o louvor que eu tenho certeza que esses fãs incríveis irão te dar nesse último show”. O substituto do música, porém, ainda não foi divulgado.
A etapa sul-americana da “The Future Past Tour” também incluiu apresentações em Bogotá, na Colômbia (24/11); Santiago, no Chile (27 e 28/11); e Buenos Aires, na Argentina (1 e 2/12).
O Iron Maiden já tem uma nova turnê agendada para 2025, “Run for Your Lives”, em comemoração aos 50 anos da banda. As apresentações, que vão ser realizadas em arenas, estádios e festivais, estão marcadas, até o momento, apenas na Europa. Porém no Allianz Parque Bruce Dickinson já afirmou que o grupo volta ao Brasil com esta performance.