O aguardado show de reunião da formação clássica do Black Sabbath, intitulado Back to the Beginning, terá transmissão ao vivo mundial. O evento, que acontece neste sábado (5), no estádio Villa Park, em Birmingham, Inglaterra, marcará a última apresentação de Ozzy Osbourne e o reencontro do quarteto original com Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward após 20 anos.
Para os fãs de todo o mundo, incluindo os brasileiros, será possível acompanhar o festival de casa. A transmissão ao vivo começa às 11h (7h, no horário de Brasília) e o acesso é pago. O acesso ao stream abre 30 minutos antes. Os ingressos para o livestream estão à venda no site backtothebeginning.com, com valor de R$ 82,25 (mais taxas aplicáveis). Além da transmissão, o ingresso dá direito a reassistir ao evento por 48 horas.
A decisão de transmitir o show veio após uma grande demanda dos fãs. “Tivemos uma demanda enorme de fãs do mundo todo, que não conseguiram ingressos […] e eles recorreram às redes sociais, implorando para que transmitíssemos o show ao vivo”, afirmou Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, em comunicado oficial. “Sendo este um evento tão histórico, não poderíamos decepcioná-los”.
Estarei lá e farei o melhor que puder
Ozzy Osbourne
sobre último show do Black Sabbath
O festival Back to the Beginning é um evento de um dia inteiro e terá um lineup de peso. Além de um show solo de Ozzy Osbourne antes de se juntar ao Black Sabbath para sua despedida final, o evento contará com apresentações completas de gigantes do metal como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons.
O evento beneficente, que terá o lucro destinado a instituições de saúde britânicas, também contará com uma “superbanda” formada por músicos convidados. Entre os nomes já anunciados estão Billy Corgan (The Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Slash e Duff McKagan (Guns N’ Roses), Frank Bello e Scott Ian (Anthrax), Fred Durst (Limp Bizkit), Tom Morello (Rage Against The Machine), Mike Bordin (Faith No More), Lzzy Hale (Halestorm), Zakk Wylde e Sammy Hagar.
Este show é especialmente significativo por marcar a despedida definitiva de Ozzy Osbourne dos palcos, após um afastamento devido a problemas de saúde, incluindo uma lesão na coluna e o diagnóstico de Parkinson. “Estarei lá e farei o melhor que puder”, afirmou o Príncipe das Trevas em entrevista recente ao The Guardian.
Sharon Osbourne garantiu que, apesar das limitações motoras, a voz de Ozzy “está tão boa quanto sempre esteve”. “Ele está muito feliz por estar voltando e muito emocionado com isso”, disse ela ao jornal The Sun.
Ozzy também expressou a importância de realizar este show em sua cidade natal. “É minha vez de ir ‘de volta para o começo’… Hora de retribuir ao lugar onde eu nasci. Como sou abençoado de poder fazer isso com a ajuda de pessoas que eu amo”, declarou o músico. “Birmingham é a verdadeira casa do Metal. Birmingham para sempre”.
Tom Morello, um dos diretores do evento, prometeu que será “o maior show de heavy metal de todos os tempos”. Já o Metallica postou em suas redes: “Nossa admiração pelo Black Sabbath é profunda, e estamos ansiosos para nos juntarmos a eles em Birmingham”.
A Mercury Studios, responsável pela filmagem, reforçou a importância do registro. “Back to the Beginning será uma experiência inesquecível e nosso objetivo é entregar este momento aos fãs em todo o mundo […] para que não percam a oportunidade de ver a história da música sendo feita”, disse Kelly Sweeney, diretora administrativa da empresa.
Back to the Beginning – Livestream
Quando: 5 de julho de 2025
Horário: a partir das 11h (7h, horário de Brasília)
Quanto: R$ 82,25 (mais taxas)
Mais informações: backtothebeginning.com