Após anos de especulação e 10 anos longe dos palcos, a banda canadense Rush anunciou nesta segunda-feira (6) seu retorno com a turnê “Fifty Something”, marcada para 2026. Os membros fundadores Geddy Lee (vocal, baixo e teclados) e Alex Lifeson (guitarra) se reunirão em uma série de shows que celebram a música da banda e homenageiam o legado do lendário baterista e letrista Neil Peart, que morreu em 2020.
A turnê passará por sete cidades da América do Norte, com 12 shows agendados de junho a setembro do próximo ano. A estreia acontece no dia 7 de junho em Los Angeles, no Kia Forum –o mesmo local onde o Rush realizou sua última apresentação com Peart, em agosto de 2015.
“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à decisão de que sentimos uma falta do caralho disso”, disse Lee em comunicado. “E que é hora de uma celebração dos 50 e poucos anos da música do Rush.”
A grande novidade da reunião é a baterista que ocupará o lugar do insubstituível Neil Peart. Trata-se da alemã Anika Nilles, de 41 anos, uma musicista virtuosa que já excursionou com Jeff Beck. “Como todos nós sabemos, Neil era insubstituível”, afirmou Lee. “No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa notável […] O nome dela é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush”.
Guitarrista Alex Lifeson (esq.) e vocalista Geddy Lee, do Rush, em show de tributo ao baterista do Foo Fighters Taylor Hawkins (1972-2022), no Kia Forum, em Los Angeles | 27.set.2022/Divulgação
A decisão de retornar não foi fácil. Lifeson, em entrevistas anteriores, mostrava-se resistente à ideia. “Não há chance de pegarmos um baterista e voltarmos para a estrada como o renascimento do Rush ou algo assim”, disse ele à Rolling Stone em 2024. A descoberta de Nilles parece ter sido um fator decisivo.
A viúva de Peart, Carrie Nuttall-Peart, e sua filha, Olivia, endossaram publicamente a turnê. “Estamos muito felizes em apoiar a turnê ‘Fifty Something’, celebrando uma banda cuja música ressoou e inspirou fãs por gerações, e em honrar o legado extraordinário de Neil como baterista e letrista”, afirmaram em nota conjunta.
Para esta nova fase, a banda terá novidades sonoras. Geddy Lee revelou que novos músicos se juntarão à equipe para “expandir o som um pouquinho”, dando mais liberdade aos veteranos no palco.
O repertório dos shows será extenso, com duas partes, e deve ser extraído de um conjunto de 35 músicas que abrangem os maiores sucessos e as faixas favoritas dos fãs ao longo de mais de cinco décadas de carreira de uma das bandas seminais do rock progressivo.
O anúncio coincide com o lançamento de “Rush 50”, uma antologia de 50 faixas que abrange toda a carreira do trio. Os ingressos para a turnê “Fifty Something” começam a ser vendidos a partir do dia 17 de outubro, com pré-vendas iniciando em 13 de outubro.
Datas da turnê ‘Fifty Something’, do Rush, em 2026
7 de junho de 2026 – Los Angeles, EUA – Kia Forum
9 de junho de 2026 – Los Angeles, EUA – Kia Forum
18 de junho de 2026 – Cidade do México, México – Palacio de los Deportes
24 de junho de 2026 – Fort Worth, EUA – Dickies Arena
26 de junho de 2026 – Fort Worth, EUA – Dickies Arena
16 de julho de 2026 – Chicago, EUA – United Center
18 de julho de 2026 – Chicago, EUA – United Center
28 de julho de 2026 – Nova York, EUA – Madison Square Garden
30 de julho de 2026 – Nova York, EUA – Madison Square Garden
7 de agosto de 2026 – Toronto, Canadá – Scotiabank Arena
9 de agosto de 2026 – Toronto, Canadá – Scotiabank Arena
17 de setembro de 2026 – Cleveland, EUA – Rocket Arena