Os planos para uma turnê dos Rolling Stones por estádios do Reino Unido e da Europa em 2026 foram cancelados. Segundo informações da revista Variety, que cita uma fonte próxima à banda, o guitarrista Keith Richards não estaria apto a se comprometer com uma excursão de grande porte devido a problemas relacionados à artrite.
O guitarrista, que completa 82 anos nesta quinta-feira (18), lida com a doença há anos. Embora tenha se apresentado em boa forma em um curto show em Nova York no mês passado, uma turnê longa e com a dimensão dos Stones seria muito mais desgastante.
A excursão europeia, que nunca chegou a ser anunciada oficialmente, estava sendo planejada para divulgar um novo álbum de estúdio que a banda finaliza. A formação atual do grupo britânico conta com Mick Jagger, de 82 anos, Ron Wood, 78, e Richards, como os pilares da banda. A bateria é ocupada por Steve Jordan desde a morte de Charlie Watts, em 2021.

Este novo trabalho marca a segunda colaboração consecutiva do grupo com o produtor Andrew Watt, de 35 anos, responsável pelo elogiado disco “Hackney Diamonds” (2023).
A última vez que a banda esteve na estrada foi em 2024, justamente com a turnê de “Hackney Diamonds”. A série de 20 shows passou pela América do Norte de abril a julho, mostrando a disposição do grupo em continuar se apresentando ao vivo.
Apesar do cancelamento da turnê, a notícia de um novo álbum em andamento indica que a banda segue criativamente ativa em estúdio.
A relação dos Stones com o Brasil é marcada por longos hiatos. A última passagem da banda pelo país foi em 2016, com a turnê “América Latina Olé”.
À ocasião, a apresentação em São Paulo marcou o retorno do grupo à cidade após 18 anos, com um show no estádio Morumbis. A excursão de 2016 também passou por Rio de Janeiro e Porto Alegre. Antes disso, eles vieram ao país para uma apresentação na praia de Copacabana, na capital fluminense.
“Quando eles sentaram para discutir a turnê, Keith disse que não achava que poderia se comprometer e não estava interessado em uma grande turnê por estádios por mais de quatro meses”, disse uma fonte ao tabloide britânico The Sun, segundo a Variety.
Apesar da notícia, um porta-voz da banda afirmou que “os Stones voltarão ao palco quando estiverem prontos e em boas condições”, deixando o futuro das apresentações ao vivo em aberto.




