O cantor britânico Robbie Williams, de 51 anos, revelou publicamente, pela primeira vez, que convive com a síndrome de Tourette. A confissão aconteceu durante sua participação no podcast I’m ADHD! No You’re Not, onde descreveu a condição neurológica como “intrusiva”.
Em um relato sincero, o ex-integrante do Take That explicou que, para ele, a manifestação mais constante da síndrome são pensamentos insistentes e invasivos. “Acabei de perceber que tenho síndrome de Tourette, mas ela não desaparece. São pensamentos intrusivos que acontecem […] Eles simplesmente não saem”, afirmou o músico, de acordo com o jornal The Sun.
A síndrome de Tourette é um transtorno neurológico que não possui cura, mas cujos sintomas, como os tiques, podem ser gerenciados com tratamentos, incluindo terapias e medicamentos. A revelação de Williams o coloca ao lado de outros artistas que também convivem com a condição, como a cantora Billie Eilish.
Williams, um dos artistas mais populares do Reino Unido, compartilhou como a condição afeta sua percepção, mesmo em momentos de grande aclamação do público. “Você pensaria que um estádio cheio de pessoas declarando seu amor funcionaria como uma distração. Mas, seja lá o que for que esteja dentro de mim, não consigo ouvir. Não consigo absorver”, desabafou.
Eu uso máscara como se fosse um atleta olímpico. Pareço corajoso, pomposo, presunçoso, mas na verdade me sinto o oposto disso o tempo todo
Robbie Williams
Além da revelação sobre a síndrome, o astro pop admitiu ter uma relação complexa e até mesmo assustadora com a vida na estrada. “Tenho uma relação muito complicada com turnês e apresentações ao vivo”, disse. Questionado sobre a expectativa e se estava feliz para novos shows, a resposta do cantor foi surpreendente: “Não exatamente. Estou apavorado”.
Ele explicou que a persona confiante que o público vê nos shows é, na verdade, uma construção para lidar com a insegura. “Eu uso máscara como se fosse um atleta olímpico. Pareço corajoso, pomposo, presunçoso, mas na verdade me sinto o oposto disso o tempo todo”, detalhou.
Durante a conversa, o músico também comentou que realizou recentemente um teste para o espectro autista, cujo resultado foi negativo, mas relatou apresentar “traços autistas”.
Recentemente, o cantor lançou o single “Spies”, que antecipa seu novo álbum, “Britpop”, que deve ser lançado em 10 de outubro. Sobre o novo trabalho, Williams afirmou que é uma volta às suas raízes. “Eu me propus a criar o álbum que queria escrever e lançar depois que deixei o Take That em 1995. Era o auge do Britpop […] O novo disco é cru, tem mais guitarras e é ainda mais animado e hino do que o normal”, disse ele em comunicado. O disco incluirá uma faixa chamada “Morrissey”.
Faixas do álbum ‘Britpop’
- Rocket
- Spies
- Pretty Face
- Bite Your Tongue
- Cocky
- All My Life
- Human
- Morrissey
- You
- It’s OK Until The Drugs Stop Working
- Pocket Rocket