É oficial: o Radiohead está de volta. Após meses de especulação e sete anos longe dos palcos, a icônica banda britânica anunciou nesta semana sua primeira série de shows desde 2018. Serão 20 apresentações em formato de “residência” em cinco cidades europeias: Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim, em novembro e dezembro de 2025.
“No ano passado, nos reunimos para ensaiar, só por diversão”, revelou o baterista Philip Selway em comunicado. “Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco”. O quinteto é formado por Thom Yorke (vocal), Jonny Greenwood (guitarra e teclados), Ed O’Brien (guitarra), Colin Greenwood (baixo) e o próprio Selway.
A venda de ingressos terá um sistema especial para tentar combater a ação de cambistas e robôs. Os fãs interessados precisarão se registrar previamente no site radiohead.com a partir desta sexta-feira (5) até domingo (7). A venda efetiva para os fãs registrados começa no dia 12 de setembro.
Ainda não há qualquer menção a shows em outras partes do mundo, incluindo o Brasil. Por enquanto, os 20 shows na Europa são a única oportunidade confirmada de ver a banda reunida no palco. “Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos […] Por enquanto, serão apenas esses, mas quem sabe aonde tudo isso vai dar”, concluiu Selway.
Os rumores sobre o retorno ganharam força nos últimos meses, especialmente depois que panfletos misteriosos surgiram em algumas das cidades agora confirmadas. Estes serão os primeiros shows do Radiohead desde a turnê do álbum “A Moon Shaped Pool” (2016), que terminou em 2018.
Aquela turnê incluiu a última passagem da banda pelo Brasil, com duas apresentações em abril de 2018 no Soundhearts Festival, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Antes disso, o Radiohead havia feito sua estreia no país em 2009, com a turnê do álbum “In Rainbows”, nas mesmas capitais.
Desde 2018, os integrantes se dedicaram a projetos paralelos. Thom Yorke e Jonny Greenwood, por exemplo, formaram o aclamado projeto The Smile, com o baterista Tom Skinner, e já lançaram três álbuns.
A possibilidade de uma reunião parecia incerta. No entanto, o baixista Colin Greenwood revelou no fim do ano passado que a banda já havia se reunido para um ensaio secreto. “Nós gostamos de estar juntos. Então, vamos deixar as coisas em alta”, contou ele à Rolling Stone na ocasião.
A nova turnê também acontece após o lançamento de “Hail to the Thief Live Recordings 2003-2009”. “Fiquei chocado com a energia da forma como tocamos. Mal nos reconheci, e isso me ajudou a encontrar um caminho a seguir”, disse Yorke sobre as gravações.
Datas do Radiohead na Europa em 2025
- 4 de novembro – Madri, Espanha – Movistar Arena
- 5 de novembro – Madri, Espanha – Movistar Arena
- 7 de novembro – Madri, Espanha – Movistar Arena
- 8 de novembro – Madri, Espanha – Movistar Arena
- 14 de novembro – Bolonha, Itália – Unipol Arena
- 15 de novembro – Bolonha, Itália – Unipol Arena
- 17 de novembro – Bolonha, Itália – Unipol Arena
- 18 de novembro – Bolonha, Itália – Unipol Arena
- 21 de novembro – Londres, Inglaterra – The O2
- 22 de novembro – Londres, Inglaterra – The O2
- 24 de novembro – Londres, Inglaterra – The O2
- 25 de novembro – Londres, Inglaterra – The O2
- 1º de dezembro – Copenhague, Dinamarca – Royal Arena
- 2 de dezembro – Copenhague, Dinamarca – Royal Arena
- 4 de dezembro – Copenhague, Dinamarca – Royal Arena
- 5 de dezembro – Copenhague, Dinamarca – Royal Arena
- 8 de dezembro – Berlim, Alemanha – Uber Arena
- 9 de dezembro – Berlim, Alemanha – Uber Arena
- 11 de dezembro – Berlim, Alemanha – Uber Arena
- 12 de dezembro – Berlim, Alemanha – Uber Arena


