O Pearl Jam iniciou a turnê mundial “Dark Matter” em 4 de maio, com um show na Rogers Arena, em Vancouver, no Canadá. A apresentação faz parte da série de 40 compromissos marcados, até o momento, para divulgar o 12° álbum de estúdio, que leva o mesmo nome da tour.
Liderada pelo vocalista Eddie Vedder, a banda grunge apresentou na noite de estreia um repertório de 25 canções ao público, começando por “Wash”, faixa-bônus da edição europeia de “Ten”. “Do the Evolution”, “Alive”, “Daughter”, “Yellow Ledbetter” e uma versão de “Rockin’ in the Free World”, de Neil Young, frequente nas apresentações do grupo, foram outras das músicas escutadas na cidade canadense.
Entre as novidades do disco novo o quinteto tocou “React, Respond”, “Upper Hand”, “Won’t Tell”, “Setting Sun”, que fechou o espetáculo.
O novo álbum é o sucessor de “Gigaton”, lançamento de março de 2020, pouco tempo antes de o mundo entrar em lockdown pela pandemia de Covid-19.
Após passar pela cidade americana Portland, na sexta (10), Eddie Vedder e cia. voltam ao palco nesta segunda (13) em Sacramento, na Califórnia. A agenda da banda tem passagens por América do Norte, Europa e Oceania, de agora até novembro. Vale notar que há um hiato em outubro na agenda dos americanos, período comum de artistas estrangeiros visitarem o Brasil e outros países da América do Sul.