1. Home
  2. »
  3. Vídeos
  4. »
  5. Não há nada mais heavy metal...

Não há nada mais heavy metal do que o Carnaval da Bahia, diz Ivete Sangalo no Rock in Rio Lisboa

Cantora baiana subiu ao palco principal da edição portuguesa do festival criado por Roberto Medina

Ivete Sangalo em show no palco Mundo na décima edição do Rock in Rio Lisboa, realizado no parque Tejo, na capital de Portugal | André Saudade - 22.jun.2024/Divulgação

“Poeira, poeira, levantou poeira”. Fez bastante sentido o verso que Ivete Sangalo repete na música “Sorte Grande”, que esteve no seu repertório em show no Rock in Rio Lisboa, no sábado (22). A cantora baiana fez o público cantar e pular durante sua performance de uma hora e meia, tentando transformar a Cidade do Rock portuguesa num Carnaval. “Não tem nada mais heavy metal do que o Carnaval da Bahia”, disse no palco Mundo, o maior do evento.

“Posso fazer o Carnaval de Salvador? Mentaliza que sou o trio. E que trio, hein. Eu sou linda, não sou? Fico mais linda aqui em Portugal ou não fico?”, afirmou aos risos a artista brasileira. A alegria de Ivete contagiou o público português que, digamos, é mais comedido, e a terra do parque Tejo, casa do evento pela primeira vez, subiu de fato e se espalhou pelo ar, quase como uma fumaça.

Em Portugal, ela também é considerada uma rainha e, não à toa, participou de todas as 10 edições do festival, realizado desde 2004 na capital do país. Na celebração de 20 anos, uma série de hits para a plateia composta por muitos brasileiros. Houve sucessos como, além de “Sorte Grande”, “Arerê”, “Festa”, “Tempo de Alegria”, “Me Abraça”, “Beleza Rara”, “Dançando”, “Céu da Boca”, “Cadê Dalila” e “Macetando”, que abriu a performance e foi repetida mais ao fim para a gravação de um clipe, anunciou a cantora.

Ivete Sangalo em sho no palco Mundo na décima edição do Rock in Rio Lisboa, realizado no parque Tejo, na capital de Portugal | Rodrigo Simas - 22.jun.2024/Divulgação
Ivete Sangalo em show no palco Mundo na décima edição do Rock in Rio Lisboa, realizado no parque Tejo, na capital de Portugal | Rodrigo Simas – 22.jun.2024/Divulgação

“Eu me sinto parte da família do festival”, disse Ivete em entrevista no backstage na qual o Portal Lineup esteve. Em setembro, a baiana vai estar no Rock in Rio no Brasil, em duas datas. O Dia Delas, em 20 de setembro, com um lineup formado por mulheres, como Katy Perry, Cyndi Lauper e Karol G, e o Dia Brasil, em 21 de setembro, no show Para Sempre Pop, ao lado de Duda Beat, Gloria Groove, Jão, Ludmilla, Luísa Sonza e Lulu Santos.

Ela conta que prepara um show especial para a ocasião, que marca a comemoração de seus 30 anos de carreira, cuja turnê foi cancelada em maio por problemas com a produtora 30e. “Eu estou me organizando para montar um novo show e pensando numa nova estratégia de comemoração, mas eu não fico assim doida em casa”, afirma. “Mas estou preparando um show grande pro Rock in Rio do Brasil. […] Será um ponto de partida”, explica.

“Este é mais um show extraordinário que faço, independente de a gente ter uma régua determinando uma turnê ou não. Eu nunca subo no palco para fazer um show que não seja sensacional. Às vezes você tem uma grande estrutura, às vezes você não tem uma grande estrutura, mas tem o principal, que é o artista, a música e o público. Essa triangulação tem que ser perfeita. E é isso que busco”.

Ivete Sangalo em show no palco Mundo na décima edição do Rock in Rio Lisboa, realizado no parque Tejo, na capital de Portugal | André Saudade - 22.jun.2024/Divulgação
Ivete Sangalo em show no palco Mundo na décima edição do Rock in Rio Lisboa, realizado no parque Tejo, na capital de Portugal | André Saudade – 22.jun.2024/Divulgação

ROCK IN RIO LISBOA

O Rock in Rio Lisboa teve no segundo fim de semana, Jonas Brothers e o rapper americano Macklemore entre as atrações principais do sábado (22). Já no domingo (23), Doja Cat fechou o palco Mundo em uma programação que teve ainda os bons shows de Ne-Yo e Camila Cabello, no palco Mundo, além de Luísa Sonza e Pedro Sampaio, que atraíram uma multidão ao palco Galp, equivalente ao Sunset da versão brasileira.

O sábado também foi um dia especial para os portugueses apreciadores do futebol, já que a seleção liderada por Cristiano Ronaldo entrou em campo contra a Turquia, na Eurocopa. Quem foi ao recinto pôde assistir aos três gols que os lusitanos marcaram.

O primeiro tempo do festival, realizado nos dias 15 e 16 de junho, reuniu apresentações de artistas como Ed Sheeran, Calum Scott, Evanescence, Scorpions, Europe, Extreme e Jão.

Como aquecimento da versão carioca, em setembro, a organização preparou também a transmissão de diversos shows no canal oficial do YouTube. Este ano marca ainda os 40 anos da idealização do Rock in Rio pelo empresário Roberto Medina. O festival nasceu no Brasil em 1985, mas o conceito foi desenvolvido ainda em 1984.

O jornalista viajou a convite do Rock in Rio e apoio do hotel Dom Pedro Lisboa