- Publicidade -publicidade

Morre Rob Hirst, baterista e fundador do Midnight Oil, aos 70 anos

Músico australiano, que convivia com um diagnóstico de câncer de pâncreas, foi o compositor de ‘Beds Are Burning’

Baterista Rob Hirst, fundador da banda australiana Midnight Oil, em show | Joseph Mayers/Divulgação
Baterista Rob Hirst, fundador da banda australiana Midnight Oil, em show | Joseph Mayers/Divulgação

Rob Hirst, baterista e um dos fundadores da banda de rock australiana Midnight Oil, morreu aos 70 anos. A morte foi confirmada pelo grupo em um comunicado nesta terça-feira (20), informando que o músico “morreu em paz, cercado por quem amava”, após conviver com um câncer de pâncreas desde 2023.

“Após lutar heroicamente por quase três anos, Rob está agora livre da dor”, diz a publicação da banda. Hirst havia revelado publicamente a condição em abril de 2025.

Leia também

A morte do baterista foi lamentada por grandes nomes da música australiana. “Ele era o motor que impulsionava uma das maiores bandas ao vivo de todos os tempos”, escreveu o cantor Jimmy Barnes. A banda Hoodoo Gurus também prestou homenagem: “Você deixou este mundo um lugar muito melhor do que o encontrou”.

A família do músico pediu que, em vez de flores, os fãs que desejarem homenageá-lo façam doações para as instituições Pancreatic Cancer Australia e Support Act.

Hirst foi uma peça fundamental na formação do conjunto, em 1976. Além de ser o motor rítmico, ele é creditado como um dos principais compositores do grupo, sendo coautor de hinos como “Beds Are Burning” e “Power and the Passion”. O guitarrista Jim Moginie, em sua biografia, descreveu Hirst como a “sala de máquinas, dentro e fora do palco”.

Conhecido por sua energia e presença de palco, Rob Hirst gravou todos os álbuns do Midnight Oil, desde o disco de estreia homônimo, de 1978, até “Resist”, de 2022, que marcou a despedida da banda dos estúdios. O grupo emplacou seis álbuns no topo das paradas australianas, incluindo clássicos como “Diesel and Dust” (1987) e “Blue Sky Mining” (1990).

O conjunto alcançou sucesso global nos anos 1980 e 1990, destacando-se por misturar um rock enérgico com letras politizadas sobre a luta pelos direitos dos povos indígenas e as mudanças climáticas. “Vamos ser honestos: a maior parte das bandas não tem nada para dizer. Nós temos”, disse o vocalista Peter Garrett em uma entrevista em 1997, durante uma turnê pelo Brasil.

Fora da banda principal, Rob Hirst se envolveu em diversos projetos musicais, como The Ghostwriters, The Angry Tradesmen e The Break, este último ao lado de seus companheiros de Midnight Oil. Em 2020, ele lançou um álbum em colaboração com sua filha, a cantora Jay O’Shea.

Leia também
- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade