O Megadeth, uma das bandas mais importantes da história do thrash metal, anunciou nesta quinta-feira (26) o fim de suas atividades. O grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Dave Mustaine fará uma turnê de despedida em 2026, acompanhada do lançamento de seu 17º e último álbum de estúdio.
Em um comunicado emocionado, Mustaine destacou que a decisão de encerrar a carreira no auge foi consciente. “Há tantos músicos que chegaram ao fim de suas carreiras, seja acidental ou intencionalmente. A maioria deles não consegue sair de cena no topo, e é aí que estou na minha vida agora”, afirmou o músico, de 63 anos.
“Mal podemos esperar para que vocês ouçam este álbum e nos vejam em turnê. Este também é o momento perfeito para dizermos que este é o nosso último álbum de estúdio […] Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham comemorar comigo nos próximos anos. Fizemos algo juntos que é verdadeiramente maravilhoso”, complementou Mustaine.
Ainda sem título ou lista de faixas divulgados, o novo disco será o sucessor de “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022) e o primeiro gravado com o guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari, que substituiu o brasileiro Kiko Loureiro. A formação atual conta ainda com James LoMenzo (baixo) e Dirk Verbeuren (bateria).
Antes da excursão final em 2026, a banda tem uma série de shows marcados na Europa entre setembro e outubro de 2025. O giro “Killing Road” passará por 17 cidades em países como Turquia, Dinamarca, Alemanha, Suíça, França, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Irlanda.
Formado em 1983 após a conturbada saída de Dave Mustaine do Metallica, o Megadeth se tornou um dos pilares do “Big Four” do thrash metal, ao lado de Metallica, Anthrax e Slayer. Com um som técnico, rápido e agressivo, a banda vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.
A relação com o Brasil é longa e intensa. A banda esteve no país 15 vezes, com a estreia acontecendo na segunda edição do Rock in Rio, em 1991. A última passagem foi em abril do ano passado, para um show único em São Paulo.
A carreira de Mustaine também foi marcada por superações, incluindo uma batalha contra um câncer na garganta, diagnosticado em 2019, do qual ele se recuperou. A decisão de encerrar a carreira agora parece ser um movimento para celebrar o legado construído ao longo de mais de quatro décadas.
Shows do Megadeth na Europa em 2025 (Turnê ‘Killing Road’)
- 22 de setembro – Istambul, Turquia – Kucukciftlik Park
- 28 de setembro – Copenhague, Dinamarca – Royal Arena
- 1º de outubro – Düsseldorf, Alemanha – PSD Bank Dome
- 3 de outubro – Stuttgart, Alemanha – Schleyerhalle
- 4 de outubro – Zurique, Suíça – Hallenstadion
- 6 de outubro – Budapeste, Hungria – Budapest Arena
- 7 de outubro – Praga, República Tcheca – O2 Arena
- 10 de outubro – Cracóvia, Polônia – TAURON Arena
- 12 de outubro – Paris, França – Zenith
- 14 de outubro – Amsterdã, Países Baixos – Ziggo Dome
- 15 de outubro – Bruxelas, Bélgica – Forest National
- 17 de outubro – Munique, Alemanha – Olympiahalle
- 18 de outubro – Berlim, Alemanha – Velodrome
- 20 de outubro – Birmingham, Reino Unido – Utilita Arena
- 22 de outubro – Dublin, Irlanda – 3Arena
- 24 de outubro – Manchester, Reino Unido – AO Arena
- 26 de outubro – Londres, Reino Unido – The O2 Arena
- 28 de outubro – Glasgow, Escócia – OVO Hydro