- Publicidade -publicidade

David Coverdale, vocalista do Whitesnake, se aposenta aos 74 anos

Cantor britânico publicou vídeo de despedida e agradeceu aos fãs por mais de 50 anos de carreira

Vocalista David Coverdale em show do Whitesnake no festival Rockfest, no Allianz Parque, em São Paulo | Ricardto Matsukawa - 21.set.2019/Divulgação
Vocalista David Coverdale em show do Whitesnake no festival Rockfest, no Allianz Parque, em São Paulo | Ricardto Matsukawa - 21.set.2019/Divulgação

David Coverdale, uma das vozes mais icônicas do hard rock, anunciou sua aposentadoria da música nesta quinta-feira (13). Aos 74 anos, o vocalista do Whitesnake e ex-integrante do Deep Purple comunicou a decisão em um vídeo bem-humorado e emocionante publicado nas redes sociais.

“Após mais de 50 anos de uma jornada incrível, está claro para mim que chegou o momento de pendurar meus sapatos de rock ’n’ roll e minhas calças apertadas”, brincou o artista no início da mensagem.

Em um tom mais emotivo, Coverdale agradeceu aos fãs e colaboradores que fizeram parte de sua longa trajetória. “Amo vocês profundamente. Agradeço a todos que me ajudaram e me apoiaram nessa jornada. É hora de aproveitar a aposentadoria. Adeus”, concluiu, ao som da canção “Fare Thee Well”, do Whitesnake.

O anúncio acontece após um período de incertezas sobre o futuro do Whitesnake. A banda, que lançou seu último álbum, “Flesh and Blood”, em 2019, está em hiato desde 2022.

Naquele ano, o grupo realizava uma turnê de despedida que precisou ser interrompida. Diversos shows foram cancelados após Coverdale ser diagnosticado com uma infecção respiratória, e a excursão acabou não sendo concluída.

A carreira do músico começou de forma meteórica em 1973, quando ele foi escolhido para substituir Ian Gillan como vocalista do Deep Purple. Sua voz potente marcou álbuns clássicos como “Burn” e “Stormbringer”.

Após sua saída do grupo, Coverdale fundou o Whitesnake em 1978. A banda se tornou um dos maiores fenômenos do hard rock e do glam metal dos anos 1980, emplacando hinos que atravessaram gerações, como “Here I Go Again”, “Is This Love” e “Still of the Night”.

Nos anos 1990, o vocalista pausou as atividades do Whitesnake para se unir a Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, em um aclamado projeto colaborativo. Ele retomaria o comando de sua banda em 2003, seguindo com novas formações e turnês mundiais.

A última passagem do Whitesnake pelo Brasil foi em 2019, com a turnê “Flesh & Blood”. Na ocasião, a banda fez seis shows no país, incluindo uma apresentação no festival Rockfest, em São Paulo, e outra no Rock in Rio.

A escolha da música “Fare Thee Well” (que pode ser traduzida como “Adeus” ou “Vá em Paz”) para encerrar o vídeo de despedida gerou especulações de que o anúncio pode representar não apenas a aposentadoria do cantor, mas o fim definitivo do Whitesnake.

- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade