Gilberto Gil e Jorge Ben Jor foram alguns dos destaques do Coala Festival, que atravessou o oceano Atlântico e desembarcou em Cascais, ao lado de Lisboa, em sua primeira edição em Portugal neste sábado (1°) e domingo (2). O evento, que completa 10 anos em 2024, foi realizado no Hipódromo Manuel Possolo e recebeu cerca de 10 mil pessoas por dia, segundo a organização.
“O Coala Festival nasceu em 2014 com a proposta de ser um grande palco para a nova música brasileira em um contexto no qual a maioria dos festivais tinha foco em artistas e bandas internacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, levamos essa identidade para Portugal com foco não apenas na música brasileira, mas na música em língua portuguesa como um todo, unindo as pontas do triângulo África, Portugal e Brasil”, diz Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.
A proposta foi entregar ao público a mescla da música brasileira e ampliar com a cultura lusófona em geral. E assim foi feito, com a cocuradoria de Kalaf Epalanga, músico e escritor angolano e um dos fundadores da banda Buraka Som Sistema, premiada com o MTV Europe Music Awards por três anos seguidos na categoria Melhor Artista Português.
No sábado, o palco principal recebeu, além de Jorge Ben Jor, BaianaSystem, a angolana Pongo, que recebeu o rapper BK’, o cabo-verdiano Eu.Clides e a portuguesa Rita Vian. Já no domingo, Gil encabeçou uma programação com a portuguesa fadista Carminho, a cabo-verdiana Mayra Andrade e os brasileiros Céu e Rubel.
E a confirmação da segunda edição na Europa veio ainda durante o evento, quando Gilberto Gil fez o anúncio ao público: “31 de maio e 1 de junho de 2025. Estão todos convidados”, afirmou o artista baiano.
COALA FESTIVAL NO BRASIL
A edição brasileira do Coala Festival está marcada nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. As entradas para a décima edição do evento, marcado para 6, 7 e 8 de setembro, estão disponíveis no site oficial, com preços que variam de R$ 140 a R$ 380.
Até o momento, já foram confirmados shows de João Bosco, Sandra de Sá ao lado de Hyldon e Tássia Reis, 5 a Seco, Xande de Pilares cantando Caetano, Mariana Aydar e Mestrinho e O Terno.