O destino quis que o Travis, um dos ícones do chamado pós-britpop, se apresentasse no Brasil no exato dia em que os irmãos Liam e Noel Gallagher, os reis do britpop, anunciaram os dois shows da turnê de reunião do Oasis no país. Para o clima de festa ficar ainda melhor, nesta terça-feira (5), na Audio, em São Paulo, a banda escocesa liderada por Fran Healy (violão, guitarra e vocais) tocou um trecho do hit “Wonderwall”, em um medley com a belíssima “Writing to Reach You”, do álbum “The Man Who”, de 1999.
“Em 1995, eu estava em um apartamento congelante em Glasgow [capital da Escócia] e na rádio tocava todo dia “Wonderwall”. Eu sei que hoje é um dia especial e não tem nada a ver com a eleição americana, foda-se isso. Hoje é o dia do anúncio da volta do Oasis para fazer shows aqui [no Brasil]”, disse Healy para alegria do público.
“Eles se tornaram grandes amigos nossos, mas, em 1995, eu não tinha um emprego, eu estava sentado neste apartamento gelado no dia depois do natal e decidi tirar os acordes de ‘Wonderwall’ no violão. Vocês sabem que Noel Gallagher rouba muitos acordes por aí, então, eu pensei: foda-se, eu vou roubar esses acordes”, contou para a plateia.
“Eu nunca imaginei que um dia eu iria encontrar Noel ou Liam, então, eu pensei que seria interessante incluir algo na música como referência e escrevi o verso ‘O que é um wonderwall, afinal?’. Dois anos depois, nós estávamos em turnê com o Oasis, nós tocamos essa música [‘Writing to Reach You’], o Noel veio até mim e disse: ‘Belos acordes, mano’”, provocando gargalhadas por parte do público.
Além da homenagem ao Oasis, o segundo show da história do Travis em solo brasileiro serviu também para apagar da memória do quarteto que conta ainda com Dougie Payne (baixo), Andy Dunlop (guitarra e teclado e programações) e Neil Primrose (bateria) o primeiro show feito no país, no festival Planeta Terra, em 2013, também na capital paulista.
“Nós, escoceses, amamos os brasileiros porque vocês são tão passionais quanto nós. Viemos aqui pela primeira vez para tocar em um festival e nós estávamos ansiosos porque sabemos como é o público do Brasil. Então, nós subimos ao palco super-empolgados e todo mundo na plateia ficou entediado. Nós deixamos o palco com vontade de chorar”, contou Fran Healy.
“Hoje, vocês mudaram completamente isso. Isso era o que nós estávamos esperando”, afirmou o felicíssimo vocalista antes de tocar o hit “Sing”, para delírio dos fãs que aguardaram por 11 anos o retorno do grupo ao Brasil.
A longa espera foi recompensada com uma apresentação histórica, com mais de 1h40 de duração, 21 músicas executadas e com direito a outro cover inesperado: uma versão acústica do hit “One More Time”, de Britney Spears, já executada outras vezes ao vivo pelo grupo, e que fez o público explodir de alegria.
No repertório, a banda escocesa trouxe ainda cinco faixas do álbum “L.A. Times”, lançado em julho, que foram muito bem recebidas pelos fãs. Clássicos como “Sing”, “Side” e “Why Does It Always Rain on Me?”, que marcaram a carreira do grupo nos anos 2000, foram cantadas tão alto pelo público a ponto de quase abafar o som das caixas. O mesmo aconteceu em “Driftwood”, “Love Will Come Through” e “Turn”.
“I Love You Anyways”, uma das primeiras composições da vida de Healy, abriu o bloco de músicas de “Good Feeling”, álbum de estreia lançado em 1997. Do mesmo trabalho, a banda também tocou “Good Feeling”, com Andy Dunlop brilhando no teclado com timbres de piano, e “Good Day to Die”, ambas muito bem recebidas pelos fãs e com Healy na guitarra.
“Flowers in the Window” em uma versão acústica, com Fran Healy ao violão, Neil Primrose na pandeirola e usando bone de Ayrton Senna, e Dougie Payne e Andy Dunlop acompanhando sem instrumentos, deu início ao bis, em clima leve de fim de festa. Em seguida, o cover acústico de Britney Spears foi a cereja no bolo desse momento festivo.
Teve ainda “My Eyes” e “Selfish Jean”, mas foi a mais “paulistana” das músicas, “Why Does It Always Rain on Me?”, um dos maiores sucessos dos escoceses, que trouxe de volta a melancolia característica da banda, fechando com chave de ouro a histórica segunda apresentação do Travis no Brasil.
Depois de São Paulo, a banda segue o giro latino-americano nas capitais Buenos Aires, na Argentina (7/11), Santiago, no Chile (11/11), Lima, no Peru (13/11), e Cidade do México, no México (16/11), onde é uma das atrações do festival Corona Capital, ao lado de nomes como Green Day, Shawn Mendes e Paul McCartney. O giro teria início em Assunção, capital paraguaia, no dia 2, mas o show por lá foi cancelado devido às fortes chuvas.
Popload Gig
O show do Travis integra o tradicional projeto Popload Gig, responsável também pelo Popload Festival, e que neste ano trouxe o show eletrizante do The Hives, em 15 de outubro. Ainda neste mês, a iniciativa traz para São Paulo os também escoceses do Franz Ferdinand, em 14 de novembro. Os ingressos estão disponíveis na Tickets For Fun.
Setlist do Travis em SP (5.nov.2024)
1- “Bus”
2- “Driftwood”
3- “Love Will Come Through”
4- “Alive”
5 – “I Love You Anyways”
6 – “Good Feeling”
7 – “Good Day to Die”
8 – “Writing to Reach You” com medley de “Wonderwall” do Oasis
9 – “Side”
10 – “Closer”
11 – “Sing”
12 – “Re-Offender”
13 – “Raze the Bar”
14 – “Gaslight”
15 – “Naked in New York City”
16 – “Turn”
Bis:
17 – “Flowers in the Window”
18 – “Baby One More Time” (cover acústico de Britney Spears)
19 – “My Eyes”
20 – “Selfish Jean”
21 – “Why Does It Always Rain on Me?”