A floresta amazônica serviu de cenário para um espetáculo musical inédito na noite desta quarta-feira (17). Em um palco flutuante com formato de vitória-régia montado sobre as águas do rio Guamá, em Belém, Mariah Carey foi a estrela principal do especial de TV Amazônia Live – Hoje e Sempre. O evento também promoveu um encontro potente de quatro gerações da música paraense: Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara.
Com um vestido vermelho decotado, a diva americana iniciou sua performance com “My All”. “Esta noite estamos aqui para dar visibilidade à preservação da floresta amazônica. Então, vamos fazer algo tropical?”, disse a cantora, antes de emendar um medley com “Honey” e “Heartbreaker”. Como em sua recente apresentação no The Town, Mariah se movimentou pouco, focando a potência de sua voz, que soou límpida em meio à iluminação que coloria as águas escuras do rio e as árvores ao redor.
O repertório de 11 músicas incluiu clássicos como “Emotions”, “Always Be My Baby” e “We Belong Together”. Entre uma canção e outra, a artista declarou seu amor ao Brasil com um “Te amo” e disse: “É tão lindo aqui!”. O encerramento veio com “Hero”, que ela dedicou ao público: “Hoje vocês me deram tanto do seu coração e eu agradeço demais por vocês me deixarem ser parte deste momento”.
Antes da estrela internacional, o palco recebeu um encontro potente de quatro gerações da música paraense: Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. “Vamos nos juntar com o tacacá quentinho da Joelma e dar uma flor de jambu para a cantora que veio de fora, para ela começar a tremer desde já”, disse Dona Onete, no auge de seus 86 anos. A apresentação teve um momento sob chuva, o que Gaby Amarantos classificou como “bênção”. Um dos destaques foi a performance de “Mulher da Amazônia”, canção de Gaby e Zaynara. Dona Onete, 86 anos, levou a festa com “Jamburana”, “Banzeiro” e “No Meio do Pitiú”, enquanto Joelma entregou hits como “Voando pro Pará”.
Zaynara também deixou sua mensagem: “Algo que eu gostaria de reforçar é que vejo esse show como um grito de que a nossa música é viva. A música produzida na Amazônia é música popular brasileira, não se encaixa apenas no regional”, concluiu a jovem artista.
O evento desta quarta (17) faz parte do Amazônia Live – Hoje e Sempre, uma iniciativa do Rock in Rio e do The Town. Em 2016, na primeira edição do projeto, algo parecido foi feito: na ocasião, Ivete Sangalo e o tenor Plácido Domingo se juntaram à Orquestra Amazônia Filarmônica para um concerto no meio do rio Negro, próximo a Manaus.
A ação marca o início da contagem regressiva para a COP30, a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que acontece em Belém em novembro. O movimento, que conta com patrocínio da Vale, também investirá R$ 2 milhões em seis iniciativas locais para promover a bioeconomia e a cultura amazônica. Um documentário exclusivo, com os bastidores dos shows, será lançado nos meses seguintes.
A programação continua no sábado (20) com um grande show gratuito no estádio Mangueirão, também em Belém, para 46 mil pessoas. A noite terá como atração principal Ivete Sangalo, além de Viviane Batidão e Lambateria Baile Show convida Lia Sophia. Os ingressos para este show se esgotaram em poucas horas.
Amazônia Live – Show no Mangueirão
Quando: 20 de setembro
Onde: Estádio do Mangueirão, Belém, PA
Atrações: Ivete Sangalo, Viviane Batidão, Lambateria Baile Show convida Lia Sophia
Quanto: Gratuito (ingressos esgotados)
Fotos do Amazônia Live – Hoje e Sempre no rio Guamá, em Belém


















