A riqueza da música paraense fez o palco The One tremer no último dia do The Town, neste domingo (14). Em um encontro potente de gerações, Joelma recebeu Gaby Amarantos, Dona Onete e Zaynara para um show que aqueceu a tarde fria e nublada de São Paulo –e a palavra “aquecer” aqui é literal, já que jatos de fogo no palco realmente esquentavam os fãs mais próximos.
O espetáculo ajudou a colorir o dia cinza no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e foi uma celebração das diversas vertentes sonoras do Pará. O calypso de Joelma, 51 anos, a tradição do carimbó xamegado de Dona Onete, 86 anos, a modernidade do tecnobrega de Gaby Amarantos, 47 anos, e o beat melody pop de Zaynara, 24 anos, se uniram, transformando a plateia em uma grande festa e fazendo a poeira da terra batida do autódromo subir.
Com um público considerável, Joelma mostrou por que é considerada uma das performers mais habilidosas do país, com coreografias precisas e hits como “A Lua me Traiu” e o viral “Voando pro Pará”, que instantaneamente movimenta corpos de até quem não conhece tão a fundo seu trabalho. Já Gaby Amarantos surgiu em um figurino impactante de boiúna, uma cobra amazônica, cantando “Ex Mai Love” e “Foguinho”, do recém-lançado álbum “Rock Doido”.

Dona Onete, a rainha do carimbó, cantou a maior parte do tempo sentada, mas com a energia e animação de sempre. No entanto, em um dos momentos mais aplaudidos, a veterana se levantou brevemente para cantar na reta final do show. Joelma dançou ao seu lado durante “Jamburana”, e a jovem Zaynara também teve seu espaço, representando a nova cena paraense. “Esse é nosso Pará”, disse Gaby Amarantos, unindo as vozes do estado em um palco de destaque.
A apresentação carregou um simbolismo especial, acontecendo pouco antes da COP30 (sigla que significa Conference of the Parties; em português significaria Conferência das Partes), a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas) que colocará os olhos do mundo sobre Belém em novembro.
O último dia do The Town, neste domingo (14), foi encerrado por Katy Perry e Ludmilla nos palcos principais. A segunda edição do festival, que aconteceu ao longo de cinco dias, teve um primeiro fim de semana (6 e 7/9) marcado pelo rap de Travis Scott e o rock de Green Day, além de shows de Ms. Lauryn Hill e Iggy Pop.
O segundo fim de semana começou na sexta-feira (12) com Backstreet Boys e Luísa Sonza. No sábado (13), Mariah Carey e Lionel Richie foram os headliners.
Amazônia Live – Hoje e Sempre
Este encontro de estrelas paraenses terá um novo capítulo nesta semana. Na quarta-feira (17), Mariah Carey será a atração principal do especial de TV Amazônia Live – Hoje e Sempre. O evento, um movimento do Rock in Rio e The Town, terá um palco flutuante em formato de vitória-régia montado nas águas do rio Guamá, em Belém.
O especial, que visa chamar atenção para a preservação da floresta, também terá uma apresentação histórica de Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. A transmissão acontece no Multishow e Globoplay.
Além disso, o projeto Amazônia Live, em 20 de setembro, Ivete Sangalo se apresenta para 46 mil pessoas em um show gratuito, cujos dois lotes de ingressos se esgotaram em apenas algumas horas. No mesmo dia, sobe ao palco Viviane Batidão, a rainha do tecnomelody, e a festa Lambeteira Baile Show convida Lia Sophia, que promete animar o público com muita guitarrada e carimbó.


