O Bad Religion encerrou sua apresentação enérgica no The Town, neste domingo (7), no autódromo de Interlagos, em São Paulo, com seu maior hit: “American Jesus”. A música, primeiro single do álbum “Recipe for Hate”, foi recebida com entusiasmo pelo público e fechou de forma potente o show da banda californiana no palco Skyline.
“American Jesus” é uma das canções mais emblemáticas do grupo. Lançada em 1993, com a participação de Eddie Vedder (Pearl Jam) nos backing vocals, a faixa é uma crítica direta à ideia do excepcionalismo americano e à noção de que Deus favorece os Estados Unidos em detrimento de outros países. A letra aborda temas como guerra e o uso da religião como desculpa para conflitos, um discurso que se mantém atual.
A apresentação do Bad Religion foi uma das surpresas da noite. A banda foi escalada de última hora para substituir os Sex Pistols e, mesmo com pouco tempo de preparação, entregou um show que percorreu seus 45 anos de carreira em 1h14. “Estávamos de férias até uma semana atrás. Agora, estamos aqui em férias diferentes, não é?”, brincou o vocalista Greg Graffin.
Com 24 músicas, o repertório foi um prato cheio para os fãs, incluindo clássicos como “Recipe for Hate”, “Supersonic”, “No Control”, “Generator” e “Sorrow”. O hit “21st Century (Digital Boy)”, que antecipava a dependência tecnológica há mais de 30 anos, também foi um dos pontos altos.
Fiel à sua essência, o grupo não deixou de lado as manifestações políticas, que marcaram o segundo dia do festival. “Hoje é o Dia da Independência, e vocês são o governo”, disse Graffin antes de tocar “You Are (the Government)”.
Com uma formação coesa que inclui os fundadores Greg Graffin e Jay Bentley (baixo), além de Brian Baker e Mike Dimkich nas guitarras e Jamie Miller na bateria, a banda mostrou por que é uma das mais influentes do punk rock mundial.
Esta foi a 13ª vez da banda no Brasil. Em entrevista ao jornal O Globo antes do show, Graffin comentou o desafio de substituir os Sex Pistols: “Ninguém substitui Sex Pistols. Mas estamos honrados […] Foi como se trocassem a banda favorita do público por talvez outra de suas bandas favoritas”.
O dia do rock no The Town teve ainda shows de Capital Inicial, Bruce Dickinson e Green Day no palco Skyline, além de Pitty, CPM 22 e Iggy Pop no palco The One.
O festival, que já teve seu primeiro dia no sábado (6) com Travis Scott e Ms. Lauryn Hill, retorna na quinta-feira (12) com Backstreet Boys.
Setlist do Bad Religion no The Town (7.set.2025)
- “Recipe for Hate”
 - “Supersonic”
 - “You Are (the Government)”
 - “Candidate”
 - “No Control”
 - “Struck a Nerve”
 - “New Dark Ages”
 - “Modern Man”
 - “My Sanity”
 - “I Want to Conquer the World”
 - “Fuck Armageddon… This Is Hell”
 - “Fields of Mars”
 - “Do What You Want”
 - “True North”
 - “Atomic Garden”
 - “We’re Only Gonna Die”
 - “Generator”
 - “You”
 - “21st Century (Digital Boy)”
 - “Infected”
 - “Cease”
 - “Anesthesia”
 - “Sorrow”
 - “American Jesus”
 
								
								


