- Publicidade -

Racionais MC’s faz último show do ano e com transmissão do Podpah; assista

Grupo de rap sobe ao palco do Espaço Unimed, em São Paulo, nesta sexta (29) para fechar programação da Boogie Week

Racionais MC's em show na quarta edição da Boogie Week, no Espaço Unimed, em São Paulo | Rafael Strabelli - 22.nov.2024/Divulgação
Racionais MC's em show na quarta edição da Boogie Week, no Espaço Unimed, em São Paulo | Rafael Strabelli - 22.nov.2024/Divulgação

O Racionais MC’s volta ao Espaço Unimed, em São Paulo, nesta sexta-feira (29) para último show do grupo marcado neste ano até o momento. O evento vai ter transmissão ao vivo no canal oficial do Podpah no YouTube, a partir das 23h.

Na última sexta (22), Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay se apresentaram no mesmo local com diversos convidados especiais e até mostraram uma música nova ao lado de Rael e Rincon Sapiência: “Malandros Online”, que vai fazer parte do novo disco do quarteto a ser lançado em 2025. Foi o primeiro show do Racionais dentro da programação da quarta edição da Boogie Week, festival multidisciplinar voltado à potência negra. Para ambos eventos os ingressos se esgotaram.

Quem foi à casa, com capacidade para 8.000 pessoas, viu um grande espetáculo musical, com trocas de figurinos e muitas projeções em um cenário especial para a ocasião. Em pouco mais de duas horas, a apresentação percorreu todas as fases do Racionais, passando pelos álbuns “Holocausto Urbano” (1990), “Raio-X do Brasil” (1993), “Sobrevivendo no Inferno” (1997), “Nada como um Dia após o Outro Dia” (2002) e “Cores e Valores” (2014). “A concepção do show é contar a história dos Racionais desde o início”, afirma KL Jay em entrevista no camarim.

Começou com o clássico “Pânico na Zona Sul”, seguido de “Tempos Difícieis” e “Beco sem Saída”. Teve ainda “Capítulo 4, Versículo 3”, “Vida Loka – Parte 1”, “Jesus Chorou”, “A Vida É Desafio” e “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”. No hit “Diário de um Detento”, o cenário virou uma penitenciária e Mano Brown entrou em cena caracterizado de, justamente, um detento, com calça bege e camiseta branca. A faixa, para você que estava em Marte e não sabe, versa sobre o episódio conhecido como Massacre do Carandiru, quando no dia 2 de outubro de 1992 policiais militares mataram 111 pessoas presas, de acordo com a versão oficial.

Ao lado de Brown, surgiu o rapper Dexter, que ficou de 1998 a 2011 “exilado”, como costuma chamar o período que cumpriu pena depois de sete assaltos, parte dele na antiga casa de detenção na zona norte de São Paulo, o Carandiru. “Ser convidado pelo Racionais, especialmente pelo [Mano] Brown para dividir com ele a ‘Diário de um Detento’ é um prêmio”, afirma o cantor em entrevista exclusiva no backstage ao Portal Lineup. “A gente precisa que as pessoas também se lembrem deste capítulo triste da nossa história e façam uma reflexão. Hip-hop para mim é isso, rap para mim é isso. Além da diversão, a gente cria o conhecimento e também reflexão”, conclui.

Já no outro sucesso “Negro Drama” a ancestralidade veio à tona e diversos personagens importantes foram reproduzidos no grande telão que compunha o cenário, enquanto Edi Rock e Mano Brown se revezavam nos versos. Nomes como Elza Soares, Gilberto Gil, Conceição Evaristo Malcolm X, Bell Hooks, Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus, Pelé e Angela Davis.

Aliás o cenário veio com um KL Jay nas alturas, ja que o DJ ficou o tempo todo em uma estrutura a vários metros do chão. “É um lance de logística, de destacar a equipe de DJ. Não é convencional, é diferente, é mais complicado porque a gente não está vendo o que está acontecendo no palco. Então a gente conta muito com o que foi ensaiado e conta muito com o improviso também, que foi o que aconteceu”, explica o artista.

Boogie Week e homenagens

Antes da performance do Racionais, houve a cerimônia do prêmio Grîô, honraria de destaque realizada dentro do festival e que homenageou nesta edição a cantora Leci Brandão e Nelson Triunfo, artista precursor do hip-hop no Brasil. De acordo com a produção, o evento é especialmente dedicado à celebração da excelência negra em suas múltiplas expressões artísticas e vivências. Inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental, o prêmio reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais.

Em 2023, foram homenageados Beth Beli, cofundadora do bloco Ilú Obá De Min, e Emanoel Araújo (homenagem póstuma), criador do Museu Afro Brasil. Em 2022, os cantores Lady Zu e Carlos Dafé e, em 2021, o ator Antônio Pitanga e a intelectual Conceição Evaristo.

A Boogie Week é idealizada por Eliane Dias, cofundadora da Boogie Naipe, produtora que representa o Racionais MC’s. “Neste ano a gente vem com um trabalho maior e para um número bem maior de pessoas”, afirma a empresária.

A programação teve início nesta quarta (20), Dia da Consciência Negra, no Tendal da Lapa, por onde passaram o grupo Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym, além de DJs, bate-papos e uma feira cultural, com empreendedores periféricos.

Já neste sábado (23), vai ser realizado o summit “Caminhos Possíveis”, voltado especialmente a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento conta com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Karine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. O summit é gratuito, com direito a certificado de participação. As inscrições já foram encerradas, mas será possível assistir à transmissão pelo canal da Boogie Naipe no YouTube.

“Então a nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente, queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo”, completa Eliane.

Racionais MC’s na Boogie Week 2024

Quando:  29 de novembro
Onde: 
Espaço Unimed (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP)
Quanto:
esgotados
Mais informações: ticket360.com.br

Compartilhe essa postagem:
- Publicidade -
Leia Mais
- Publicidade -