O Racionais MC’s volta ao Espaço Unimed, em São Paulo, nesta sexta-feira (29) para último show do grupo marcado neste ano até o momento. O evento vai ter transmissão ao vivo no canal oficial do Podpah no YouTube, a partir das 23h.
Na última sexta (22), Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay se apresentaram no mesmo local com diversos convidados especiais e até mostraram uma música nova ao lado de Rael e Rincon Sapiência: “Malandros Online”, que vai fazer parte do novo disco do quarteto a ser lançado em 2025. Foi o primeiro show do Racionais dentro da programação da quarta edição da Boogie Week, festival multidisciplinar voltado à potência negra. Para ambos eventos os ingressos se esgotaram.
Quem foi à casa, com capacidade para 8.000 pessoas, viu um grande espetáculo musical, com trocas de figurinos e muitas projeções em um cenário especial para a ocasião. Em pouco mais de duas horas, a apresentação percorreu todas as fases do Racionais, passando pelos álbuns “Holocausto Urbano” (1990), “Raio-X do Brasil” (1993), “Sobrevivendo no Inferno” (1997), “Nada como um Dia após o Outro Dia” (2002) e “Cores e Valores” (2014). “A concepção do show é contar a história dos Racionais desde o início”, afirma KL Jay em entrevista no camarim.
Começou com o clássico “Pânico na Zona Sul”, seguido de “Tempos Difícieis” e “Beco sem Saída”. Teve ainda “Capítulo 4, Versículo 3”, “Vida Loka – Parte 1”, “Jesus Chorou”, “A Vida É Desafio” e “Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)”. No hit “Diário de um Detento”, o cenário virou uma penitenciária e Mano Brown entrou em cena caracterizado de, justamente, um detento, com calça bege e camiseta branca. A faixa, para você que estava em Marte e não sabe, versa sobre o episódio conhecido como Massacre do Carandiru, quando no dia 2 de outubro de 1992 policiais militares mataram 111 pessoas presas, de acordo com a versão oficial.
Ao lado de Brown, surgiu o rapper Dexter, que ficou de 1998 a 2011 “exilado”, como costuma chamar o período que cumpriu pena depois de sete assaltos, parte dele na antiga casa de detenção na zona norte de São Paulo, o Carandiru. “Ser convidado pelo Racionais, especialmente pelo [Mano] Brown para dividir com ele a ‘Diário de um Detento’ é um prêmio”, afirma o cantor em entrevista exclusiva no backstage ao Portal Lineup. “A gente precisa que as pessoas também se lembrem deste capítulo triste da nossa história e façam uma reflexão. Hip-hop para mim é isso, rap para mim é isso. Além da diversão, a gente cria o conhecimento e também reflexão”, conclui.
Já no outro sucesso “Negro Drama” a ancestralidade veio à tona e diversos personagens importantes foram reproduzidos no grande telão que compunha o cenário, enquanto Edi Rock e Mano Brown se revezavam nos versos. Nomes como Elza Soares, Gilberto Gil, Conceição Evaristo Malcolm X, Bell Hooks, Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus, Pelé e Angela Davis.
Aliás o cenário veio com um KL Jay nas alturas, ja que o DJ ficou o tempo todo em uma estrutura a vários metros do chão. “É um lance de logística, de destacar a equipe de DJ. Não é convencional, é diferente, é mais complicado porque a gente não está vendo o que está acontecendo no palco. Então a gente conta muito com o que foi ensaiado e conta muito com o improviso também, que foi o que aconteceu”, explica o artista.
Boogie Week e homenagens
Antes da performance do Racionais, houve a cerimônia do prêmio Grîô, honraria de destaque realizada dentro do festival e que homenageou nesta edição a cantora Leci Brandão e Nelson Triunfo, artista precursor do hip-hop no Brasil. De acordo com a produção, o evento é especialmente dedicado à celebração da excelência negra em suas múltiplas expressões artísticas e vivências. Inspirado nos tradicionais griots da África Ocidental, o prêmio reconhece personalidades negras que atuam como guardiões e disseminadores da cultura, história e saberes ancestrais.
Em 2023, foram homenageados Beth Beli, cofundadora do bloco Ilú Obá De Min, e Emanoel Araújo (homenagem póstuma), criador do Museu Afro Brasil. Em 2022, os cantores Lady Zu e Carlos Dafé e, em 2021, o ator Antônio Pitanga e a intelectual Conceição Evaristo.
A Boogie Week é idealizada por Eliane Dias, cofundadora da Boogie Naipe, produtora que representa o Racionais MC’s. “Neste ano a gente vem com um trabalho maior e para um número bem maior de pessoas”, afirma a empresária.
A programação teve início nesta quarta (20), Dia da Consciência Negra, no Tendal da Lapa, por onde passaram o grupo Pagode da 27, o duo Deekapz e a cantora Mannda Lym, além de DJs, bate-papos e uma feira cultural, com empreendedores periféricos.
Já neste sábado (23), vai ser realizado o summit “Caminhos Possíveis”, voltado especialmente a jovens estudantes em fase de construção de carreira. O evento conta com as participações de Rhudson Victor, comediante, Bárbara Karine, escritora, palestrante e professora, e Samuel Gomes, escritor, ativista, palestrante e designer. O summit é gratuito, com direito a certificado de participação. As inscrições já foram encerradas, mas será possível assistir à transmissão pelo canal da Boogie Naipe no YouTube.
“Então a nossa expectativa é fazer para as pessoas uma entrega de excelência, mostrando a cultura preta, que é ampla, acolhedora, linda. Que elas tenham tranquilidade nesses momentos que passarem com a gente, queremos ver um sorriso bonito no rosto de todo mundo”, completa Eliane.
Racionais MC’s na Boogie Week 2024
Quando: 29 de novembro
Onde: Espaço Unimed (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, zona oeste, São Paulo, SP)
Quanto: esgotados
Mais informações: ticket360.com.br