Nesta sexta-feira (8), data em que completaria 51 anos, familiares, amigos e fãs prestam homenagens a Preta Gil, que morreu no dia 20 de julho, aos 50 anos. Em meio às lembranças de sua trajetória, um show em especial, realizado em 1º de junho de 2024 na praia de Copacabana, ressurge com força por seu simbolismo.
Naquela ocasião, a cantora foi a responsável pelo show de abertura do segundo fim de semana do TIM Music Rio. Em uma performance animada, Preta promoveu o “Baile da Preta” nas areias cariocas, com um repertório que celebrou suas raízes e homenageou sua família.
Durante a apresentação, ela reverenciou o patriarca da família Gil com uma versão de “Palco”, enquanto “Várias Queixas” fez referência ao trabalho dos Gilsons, trio de seu filho Francisco Gil. A cantora também convidou ao palco o artista Thiago Pantaleão, com quem cantou “Na Batucada”.
O momento mais marcante e lembrado daquele show foi quando Preta entoou “Vá se Benzer”. Ela aproveitou a canção para se apresentar ao público com a força que se tornou sua marca, em um discurso de autoafirmação e celebração da vida.
“Eu me chamo Preta Maria, eu tenho 49 anos, sou uma mulher negra, gorda, bissexual, acabei de vencer um câncer, sou avó da Sol de Maria, sou apaixonada pelos meus fãs”, disse ela para a multidão na areia, em um manifesto de orgulho que emocionou a todos.
O repertório no festival também incluiu um “arraiá” com um medley de clássicos juninos de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de “Esperando na Janela”, de seu pai. “Eu sou filha de nordestino […] sempre estive conectada com as minhas raízes”, disse ela na ocasião. O show foi encerrado com sucessos de Tim Maia.
A apresentação em Copacabana aconteceu em um momento em que a artista retomava sua agenda de shows após uma fase intensa de tratamento. A doença da filha de Gilberto Gil, um câncer colorretal, foi diagnosticada em janeiro de 2023. Apesar da aparente melhora celebrada no palco, Preta estava em Nova York para uma nova fase do tratamento quando sofreu complicações e não resistiu.
A última vez que a cantora subiu a um palco foi justamente ao lado de Gilberto Gil. A participação especial aconteceu em um dos shows da turnê “Tempo Rei” em São Paulo, em 26 de abril deste ano. Juntos, eles cantaram “Drão”.