O Planet Hemp transformou sua despedida de São Paulo, neste sábado (15), em uma celebração audiovisual de mais de três décadas de carreira. A penúltima apresentação da turnê “A Última Ponta”, no Allianz Parque, foi uma jornada pela história de uma das bandas mais contestadoras do Brasil, com um repertório de quase 40 músicas e um palco repleto de convidados.
A narrativa do espetáculo foi construída em um grande telão central que, em formato de livro, narrou em capítulos a trajetória da banda, desde sua formação no Rio de Janeiro, em 1993. A primeira página foi dedicada a Skunk, cofundador do grupo ao lado de Marcelo D2, que morreu em 1994.
A noite começou com a energia do BaianaSystem, que chegou ao Allianz Parque embalado pela recente conquista do Grammy Latino de melhor álbum de rock ou de música alternativa em língua portuguesa por “O Mundo Dá Voltas”. Mesmo recém-chegado de Las Vegas, onde a premiação aconteceu na quinta (13), o grupo aqueceu o público para o que viria. Antes mesmo do show principal, D2 e BNegão subiram ao palco com a banda, dando uma prévia da noite de encontros.
A formação atual, com Marcelo D2 e BNegão nos vocais, Formigão no baixo, Nobru na guitarra, Pedro Garcia na bateria e Daniel Ganjaman nos teclados e guitarra, mostrou a potência de sempre. A abertura, com “Dig Dig Dig (Hempa)”, deu o tom de um espetáculo que mesclou o “raprocknrollpsicodeliahardcoreragga” da banda com momentos de profunda emoção.
Como é de praxe nos rituais do Planet Hemp, a fumaça tomou conta da noite. O intenso gelo seco do palco se misturava aos sinalizadores e à névoa que subia da plateia, transformando as rodas de bate-cabeça em um verdadeiro caldeirão.
A noite foi uma celebração de conexões. Emicida e Seu Jorge subiram ao palco para cantar “Nunca Tenha Medo” e “AmarElo”. A relação com Seu Jorge é antiga: ele foi percussionista da banda nos primeiros anos do grupo e, na noite de sábado, ainda brilhou com um solo de flauta transversal em “Biruta”.

A seção mais pesada do espetáculo teve a presença de Pitty, que incendiou o público com seus sucessos “Admirável Chip Novo” e “Teto de Vidro”. Na sequência, João Gordo, do Ratos de Porão, surgiu de surpresa para um cover de “Crise Geral”.
O ápice da nostalgia, no entanto, veio com a aparição de Black Alien, ex-integrante da banda. Aclamado pelo público, ele se juntou ao grupo para cantar clássicos como “Contexto” e uma nova versão de “Queimando Tudo”, com suas rimas originais.
As páginas do “livro” no telão também se abriram para homenagear figuras que inspiraram a trajetória da banda, como Marcelo Yuka, Chico Science e Fábio Kalunga, estrela do underground carioca.
Apesar do tom transgressor, a noite foi atravessada pela gratidão. Em vários momentos, Marcelo D2 se emocionou e agradeceu ao público e aos parceiros de jornada. A excursão de despedida, que começou em setembro, em Salvador, já passou por capitais como Recife, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte.
A apresentação final que encerrará definitivamente a trajetória do Planet Hemp acontece no dia 13 de dezembro, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Setlist do Planet Hemp em São Paulo (15.nov.2025)
- Dig Dig Dig (Hempa)
- Ex-quadrilha da Fumaça / Fazendo a Cabeça
- Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga
- Distopia
- Taca Fogo
- Mary Jane / Phunky Buddha
- Planet Hemp
- Legalize Já
- Não Compre, Plante!
- Jardineiro
- Queimando Tudo
- Onda Forte
- Nunca Tenha Medo (com Emicida e Seu Jorge)
- AmarElo (com Emicida e Seu Jorge)
- Biruta (com Seu Jorge)
- Cadê o Isqueiro? / Quem Tem Seda? (com Seu Jorge)
- Puxa Fumo
- Adoled
- Salve, Kalunga
- Gorilla Grip
- O Bicho Tá Pegando
- Mão na Cabeça
- Não Vamos Desistir
- Stab
- Procedência C.D.
- Admirável Chip Novo (com Pitty)
- Teto de Vidro (com Pitty)
- 100% Hardcore / Deixa a Gira Girar
- Zerovinteum
- Hip Hop Rio
- Samba Makossa / Monólogo ao Pé do Ouvido
- A Culpa é de Quem?
- Contexto (com Black Alien)
- Queimando Tudo (com Black Alien)
- Deisdazseis (com Black Alien)
- Crise Geral (com João Gordo)
- Mantenha o Respeito (com Black Alien e João Gordo)
Fotos do Planet Hemp em São Paulo (15.nov.2025)




















Planet Hemp – ‘A Última Ponta’ no Rio
RIO DE JANEIRO
Quando: 13 de dezembro de 2025 (sábado)
Onde: Fundição Progresso (r. dos Arcos, 24, Lapa, Rio de Janeiro, RJ)
Mais informações: eventim.com.br



