A magia do samba e a cadência envolvente do pagode ganham um novo capítulo na voz de Péricles, com o lançamento de seu mais recente projeto: “Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo (Parte 1)”. O registro audiovisual fica disponível nesta quarta-feira (16), às 20h, em plataformas como YouTube, Spotify e Deezer, e reúne releituras de clássicos que transcendem gerações, enriquecidos pela participação especial de grandes nomes como Maria Rita, Seu Jorge e Thiaguinho.
O Portal Lineup marcou presença no evento que antecipou essa aguardada estreia, realizado na sede do Google, em São Paulo. A atmosfera do encontro, que aconteceu nesta terça-feira (15), ecoava a energia da gravação original, ocorrida no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, no Pavilhão do Anhembi.
A primeira parte do projeto traz 11 faixas. A “Boca Louca” –primeiro single do trabalho, com participação de Seu Jorge, divulgado em fevereiro– o sambista soma as canções “Sou Sereno”, “Conselho”, “Quem de Nós”, “Coisa de Pele”, “Só Quero te Namorar” (com Maria Rita), “Sentimento de Posse”, “Amor Estou Sofrendo”, “Menina de Aruanda” (com Thiaguinho), “A Distância” (composição de Péricles gravada pelo grupo Nossa Onda, em 2009) e “Luz do Repente”.
Péricles compartilhou detalhes do projeto em uma coletiva de imprensa descontraída, que também foi transmitida ao vivo para o público no YouTube. A escolha de Maria Rita, Seu Jorge e Thiaguinho como convidados especiais sublinha a conexão e a admiração mútua dentro do cenário musical brasileiro. As parcerias proporcionaram momentos únicos, que agora estarão acessíveis aos fãs. “Eu sou da música e gosto de quem gosta dela. Então, vou sempre fazer parcerias, compartilhar e dividir experiências”.
“Pagode do Pericão – Ao Vivo em São Paulo (Parte 1)” é uma homenagem sentida à história do samba e do pagode, entregue com a paixão e a maestria de um de seus maiores nomes, o ex-vocalista do Exaltasamba.
“E são músicas que estão no meu imaginário, músicas que estão no imaginário de muita gente que gosta do samba. A gente está quebrando um muro e fazendo com que a essa música chegue mais longe para fazer com que surjam mais pessoas”, afirma. “Outros Thiaguinhos precisam surgir, né? Outros empreendedores, outros sonhadores que estão fazendo com que os sonhos deles sejam realidade para muito mais gente”.
O músico destaca ainda a importância da arte em sua vida e nas de outras pessoas como ele. “Eu devolvo 1% do que o samba fez por mim. O samba não só salvou a mim, salvou vários dos meus. Foi a maneira com que eu consegui manter minha família, eu, meus irmãos, minha mãe. Foi a maneira que a gente conseguiu se criar e sobreviver. Então tem importância muito muito grande”.
A turnê “Pagode do Pericão” já está na estrada, levando essa celebração a diversas cidades do Brasil, em etapas em 2019 e 2022. Após passar por Brasília, Salvador, Vitória, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Santos, a caravana segue para (24/5, no estádio do Comercial), Florianópolis (31/5, no Stage Music Park) e Curitiba (7/6, no estádio Vila Capanema).
Além da turnê atual, o artista tem confirmada sua participação no festival The Town, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde vai dividir o palco com o rapper Dexter, em 13 de setembro.
Péricles também compartilhou suas reflexões sobre a evolução do pagode e suas influências musicais, que vão de Cartola a Michael Jackson. Para as futuras gerações de pagodeiros, deixou um conselho: “Quero só lembrar que é preciso muito profissionalismo. Quando criamos um projeto como esse, diretamente, nós mexemos com a emoção das pessoas e isso é muito sério. Então, fica aqui o nosso alô para quem está começando: faça com muito amor e respeito, pois foi assim que chegamos até aqui”.
Fotos do ‘Pagode do Pericão’ em SP














