Paul McCartney fez seu 40° show em território brasileiro neste sábado (19) no estádio da Ressacada, em Florianópolis, diante de um público de 33 mil pessoas. “E aí, manezinhos? Boa noite, Floripa!”, saudou. O ex-beatle não voltava à capital de Santa Catarina havia 12 anos. Para quebrar esse jejum, levou um repertório iniciado pela animada “Can’t Buy Me Love” seguida por outros clássicos como “Love Me Do”, “Blackbird”, “Dance Tonight”, “Lady Madonna”, “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Let It Be” e “Hey Jude”. Teve ainda a novidade da turnê, “Now and Then”, conhecida como a “última música dos Beatles”.
Foi da guitarra ao piano, passando pelo ukelele, violão e bandolim. Cantou, dançou e gastou mais uma vez seu português como é de costume. Para acompanhá-lo, a banda com os fieis escudeiros com quem costuma viajar: Paul “Wix” Wickens (teclados), Brian Ray (baixo/guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e o supercarismático Abe Laboriel Jr. (bateria), com suas dancinhas tradicionais.
O setlist pouco muda em relação a outras apresentações da turnê “Got Back”, com a qual passou também por São Paulo na terça (15) e quarta (16), quando subiu ao palco do Allianz Parque. Aliás, em bom português, agradeceu aos fãs da capital paulista. “Que público, São Paulo! Vocês sabem como festejar a vida. Obrigado! Essa festa foi foda demais”, disse em seu perfil no Instagram.
Esta foi a 11ª vez que o músico de Liverpool excursionou por aqui para eventos. Sua estreia foi em 1990 com um show no Maracanã e ainda voltou nos seguintes anos: 1993, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2019 e 2023. Em sua última passagem, o cantor fez nove shows em cinco cidades em novembro e dezembro, incluindo uma performance surpresa no Clube do Choro, em Brasília. Além de Brasília, sir Paul tocou em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, onde subiu ao palco do Maracanã em 16 de dezembro, reunindo 66 mil pessoas no recinto.
O Brasil está em terceiro lugar no ranking de locais mais visitados pelo cantor para se apresentar, ao lado da Alemanha, e atrás de Estados Unidos (381 shows) e Reino Unido (118), de acordo com levantamento da Folha baseado no site colaborativo Setlist.fm, considerando os compromissos a partir de 1982, quando se separou da sua última banda, o Wings.
Sir Paul inclusive ganhou um presente naquarta (16): uma camisa da seleção brasileira autografada por Pelé: “Paul, mantenha a bola rolando. Eu te amo. Pelé”.
A relíquia, assinada por Edson Arantes do Nascimento em 2019, era para ser um presente quando Paul estava em turnê por aqui naquele ano. Mas, infelizmente eles não tiveram a chance de se encontrar. Cinco anos depois, empresário de longa data do Rei do Futebol, Pepito Fornos, junto com a irmã do jogador, Luiza Nascimento, assumiram a missão de garantir que a camisa fosse entregue ao seu legítimo dono. “Um tesouro”, disse Paul McCartney ao recebê-la.
Sir Paul iniciou a turnê “Got Back” na América Latina em 1° de outubro no estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Os 50 mil fãs presentes no recinto presenciaram uma performance de três horas de duração, com um repertório de 37 músicas. Entre elas, para abrir, “A Hard Day’s Night”, “Blackbird”, “Ob-La-Di, Ob-La-Da”, “Let It Be” e “Hey Jude”, além da faixa “Now And Then”, tocada pela primeira vez ao vivo nesta turnê e considerada “a última música dos Beatles”.
A canção escrita e cantada por John Lennon, guardada por mais de quatro décadas, foi lançada em novembro de 2023, com ajuda de inteligência artificial para recriar o timbre do vocalista morto em 1980.
O artista também já passou por Argentina (5/10, no estádio do River Plate, Buenos Aires) e pelo Chile (11/10, estádio Monumental, Santiago). Agora Paul volta à Argentina (Mario Alberto Kempes, Córdoba) e, depois, vai a países como Peru (27/10, no estádio Nacional, em Lima), Costa Rica (5/11, no estádio Nacional, San José) e México (8/11, no estádio BBVA, Monterrey).
Paul McCartney – turnê ‘Got Back’ na América Latina e Europa
23/10 – Argentina (Mario Alberto Kempes, Córdoba)
27/10 – Peru (Estádio Nacional, Lima)
1/11 – Colômbia (Estádio El Campin, Bogotá)
5/11 – Costa Rica (Estádio Nacional, San José)
8/11 – México (Estádio BBVA, Monterrey)
12 e 14/11 – México (Estádio GNP Seguros, Cidade do México)
17 e 14/11 – México (Corona Capital, Cidade do México)
4 e 5/12 – França (La Défense Arena, em Paris)
9 e 10/12 – Espanha (Wizink Center, em Madri)
14 e 15/12 – Inglaterra (Co-op Live, em Manchester)
18 e 19/12 – Inglaterra (O2 Arena, em Londres)
VEJA FOTOS DE PAUL MCCARTNEY EM SHOWS EM FLORIANÓPOLIS
VEJA FOTOS DE PAUL MCCARTNEY EM SHOWS EM SP