O retorno do Oasis aos palcos ganhou um momento emocionante nesta sexta-feira (25). Durante o primeiro dos sete shows da banda no estádio de Wembley, em Londres, os irmãos Liam e Noel Gallagher dedicaram um de seus maiores sucessos, “Rock ‘n’ Roll Star”, a Ozzy Osbourne, que morreu na última terça-feira (22), aos 76 anos.
Diante de 81 mil pessoas, logo após a execução de “Live Forever”, um retrato gigante do eterno vocalista do Black Sabbath tomou conta do telão principal. Com a voz embargada, Liam Gallagher se dirigiu à plateia e disse: “Essa vai para Ozzy Osbourne, o verdadeiro rock ’n’ roll star”. A banda então entoou a faixa de abertura de seu disco de estreia, “Definitely Maybe” (1994), em um tributo potente.
A apresentação do Oasis em Wembley marcou o início da temporada londrina da aguardada turnê de reunião “Oasis Live ’25”. A excursão teve início em 4 de julho em Cardiff, no País de Gales, e já passou por Manchester, cidade natal da banda, com cinco shows históricos.
O retorno dos irmãos Gallagher, após uma separação explosiva em 2009, tem sido um dos maiores acontecimentos musicais do ano. Com 41 shows agendados em 13 países, a turnê está com ingressos praticamente esgotados em todas as praças. Após a etapa europeia, a turnê segue para a América do Norte, Ásia e Austrália, antes de desembarcar na América do Sul em novembro. As duas apresentações no Brasil, em 22 e 23 de novembro no estádio Morumbis, em São Paulo, estão com ingressos esgotados.
A homenagem se junta a uma onda de homenagens ao Príncipe das Trevas no mundo da música. O Offspring tem incluído um cover de “Crazy Train” em seus shows recentes e lançou uma versão de estúdio da música. Lady Gaga também prestou sua homenagem, apresentando uma performance coreografada de “Crazy Train” em um show nos EUA.
Lady Gaga também prestou sua homenagem. Durante show da turnê “The Mayhem Ball” em São Francisco, a popstar vestiu uma camiseta com o nome de Ozzy e apresentou uma performance coreografada de “Crazy Train”, na terça (22).
A morte do roqueiro veio apenas 17 dias após realizar sua despedida definitiva dos palcos no evento Back to the Beginning, em 5 de julho. O festival em Birmingham, sua cidade natal, marcou o reencontro da formação original do Black Sabbath após 20 anos. O evento foi uma grande celebração de seu legado, com a participação de bandas como Metallica, Guns N’ Roses e Slayer.
Naquela noite histórica, Ozzy, visivelmente emocionado, fez um set solo com clássicos como “Mr. Crowley” e a própria “Crazy Train”, antes de se juntar aos seus companheiros de Black Sabbath para as icônicas “War Pigs”, “N.I.B.”, “Iron Man” e “Paranoid”.
O músico, que enfrentava diversos problemas de saúde, incluindo a doença de Parkinson, declarou na época sobre o show: “É minha vez de ir ‘de volta para o começo’… Hora de retribuir ao lugar onde eu nasci”.