“A gente não é só nossas dores”, declarou Jota.pê antes de cantar seu sucesso “Ouro Marrom”, em um dos momentos mais emocionantes do show “Dominguinho” neste domingo (21), no Espaço Unimed, em São Paulo. A apresentação foi a segunda na capital com a turnê do projeto que une o jovem paulista, João Gomes e Mestrinho.
Antes de entoar a canção, o cantor e compositor nascido em Osasco, na Grande São Paulo, relembrou o processo de composição da faixa, que aborda o racismo de forma sensível. Ele contou que começou a escrever a música movido por tristeza e raiva após ver um caso de racismo. No entanto, uma ligação da cantora Bruna Black, sua parceira no duo Àvuà, que começou a falar sobre maternidade e sua filha Zuri, mudou sua perspectiva. Ao desligar, ele apagou parte da letra e a reescreveu, buscando uma abordagem que, apesar da dor, também celebrasse a vida, como nos versos: “Todo choro de rancor se apague / Nossas filhas verão mais amor que nós”.
“Ouro Marrom” foi a música que rendeu a Jota.pê um de suas três premiações no Grammy Latino de 2024, na categoria de melhor canção em língua portuguesa. Na mesma cerimônia, seu álbum “Se o Meu Peito Fosse o Mundo” foi premiado como melhor álbum de música popular brasileira e melhor álbum de engenharia de gravação.
O projeto “Dominguinho”, aliás, nasceu nos bastidores daquela cerimônia, onde os três artistas se conheceram. Agora, o trio está de volta à lista de indicados ao Grammy Latino deste ano, concorrendo na categoria de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa.
O show no Espaço Unimed refletiu a química entre eles, com uma atmosfera leve e dançante. Assim como na primeira apresentação do trio na capital paulista, em agosto, o repertório mesclou as sonoridades da MPB, do piseiro e do forró, com canções do projeto, como “Beija Flor”, e sucessos individuais. João Gomes comandou a festa com hits como “Arriadin por Tu” e “Dengo”, enquanto Mestrinho brilhou com sua sanfona em “Te Faço um Cafuné”.
A turnê “Dominguinho” teve início em agosto, com shows em Fortaleza e São Luís. Após esta segunda data em SP, a excursão tem na agenda cidades como Natal (17/10), Manaus (28/11), Recife (29/11) e Rio de Janeiro (20, 21 e 26/12). Em 2026, o projeto chega a cidades como Brasília (17/1) e Salvador (24/1, no Festival de Verão), antes de uma longa etapa pela Europa em março e abril.
Neste sábado (27), Jota.pê já tem outro encontro marcado em um grande palco. Ee é uma das atrações do festival Doce Maravilha, no Rio de Janeiro, onde participa do show “Erasmo Imperial”, uma homenagem a Erasmo Carlos ao lado de Gaby Amarantos e da Orquestra Imperial.