O projeto itinerante Brasil Música Viva! traz programação de música instrumental a São Paulo neste sábado (23). Fruto de uma parceria entre a rede de estúdios Vila Musical e a Burburinho Cultural, a mostra ocupa lugares públicos e abre espaço para concertos didáticos e gratuitos. O evento na capital paulista ocorre dentro da festa Portas Abertas na Emef Desembargador Amorim Lima, na região do Butantã, na zona oeste.
Entre as atrações estão:
- Duo FoleRitmia: dupla que explora a combinação de sanfona e pandeiro e faz uma releitura de obras de grandes mestres da nossa cultura musical. Alguns ritmos dessa mistura musical são xote, baião, arrasta-pé, xaxado, coco, entre muitos outros.
- Regional Violão Brejeiro: grupo com o objetivo de enaltecer o violão solista brasileiro e o seu rico repertório, João Pellegrini formou um regional (dois violões, cavaco e pandeiro) para destacar a sonoridade, o vocabulário e o sotaque do instrumento quando tocado em uma roda de choro.
- Choro Pro Santo: traz a proposta de interpretar música brasileira com a fusão de compositores clássicos de várias épocas. Em meio aos arranjos do grupo –que toca desde Pinxiguinha, Hermeto Pascoal, Baden Powell e Ataulfo Alves a Heitor Villa-Lobos, Albinoni, Tchaikovsky e Stravinsky– são interpretadas também composições próprias. Baseia seus ritmos no samba, baião e choro.
- Kuky: cantor e multi-instrumentista é fundador da banda paulista Leões de Israel, consagrada banda de reggae nacional e internacional, já gravou com Ponto de Equilíbrio, Maneva, Leões de Israel e Raiz Triba. Atualmente, como tecladista e backing vocal de apoio da banda Ponto de Equilíbrio. E apresentará seu projeto chamado “Dub Melody”, uma apresentação instrumental, explorando elementos marcantes do reggae.
- Trio Japiim:Tahyná Oliveira na flauta, Hilda Maria no vocalize e Gustavo de Medeiros nos arranjos e violão, três grandes musicistas que se juntavam para estudar choro e acabaram por formar um repertório com que desfilam clássicos do chorinho.
“Na música atual, existe muito o remix e a música vem sempre acompanhada de um refrão forte ou apenas refrão. Como podemos ver muito nos hits do TikTok. E o objetivo não é lutar contra ou demonizar isso. Na verdade, o objetivo é apresentar outras estruturas e caminhos de fazer a música. É de como os instrumentos podem acrescentar nessa produção”, diz Rafael Galhardo, proprietário do Vila Musical.
De acordo com a organização, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, que recebem a mostra itinerante, terão 15 concertos de música instrumental, a fim de promover a difusão da arte e gerar a valorização deste tipo de bem cultural com artistas que trabalham na área. “O público terá a chance de interação com cada atração, que, após o show, compartilhará seus conhecimentos e técnicas, apresentando os instrumentos utilizados e ensinando seu papel”.
Brasil Música Viva!
Quando: 23 de novembro (11h às 18h)
Onde: EMEF Desembargador Amorin Lima (r. Prof. Vicente Peixoto, 50, Vila Gomes, São Paulo, SP)
Quanto: grátis