O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL), um dos tipos mais comuns da doença neurodegenerativa. A informação foi revelada por seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em entrevista à revista Piauí publicada nesta quinta-feira (2).
Segundo Augusto, os primeiros sinais de uma mudança no quadro cognitivo do artista surgiram no fim de 2023 e se acentuaram após um primeiro semestre intenso em 2025. Neste ano, Milton foi homenageado pela escola de samba Portela no Carnaval do Rio e participou do lançamento de um documentário sobre sua última turnê. Após esses eventos, o filho notou que o pai apresentava episódios de falta de memória, repetição de histórias e alterações de apetite.

Foto postada nas redes sociais de Augusto Nascimento segurando a mão de seu pai, Milton Nascimento | Reprodução
A preocupação aumentou em abril, quando o clínico geral do cantor, Weverton Siqueira, que o acompanha há dez anos, iniciou uma nova bateria de testes cognitivos. De acordo com Augusto, foi a primeira vez que o médico se assustou com o estado de saúde do músico. A demência por corpos de Lewy resulta da degeneração de células nervosas e manifesta sintomas próximos aos do Alzheimer e do Parkinson, doença com a qual o artista já convivia há dois anos.
Diante da percepção de uma piora no quadro do pai e antes da confirmação do novo diagnóstico, Augusto decidiu realizar um sonho. “Quando vi que meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, disse Augusto à revista. Com o aval do médico, a viagem aconteceu.
Em maio, pai e filho embarcaram para os EUA e percorreram 4.000 km de motorhome por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. “Meu pai contava para todo mundo como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”, afirmou Augusto. Em seu Instagram, o empresário complementou: “De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”.
Augusto, de 32 anos, que foi adotado oficialmente por Milton em 2017, também compartilhou um relato emocionante sobre o estado atual do pai. “Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar”, escreveu, acrescentando que pequenos gestos, como segurar sua mão, reforçam o afeto entre os dois. “Eu te amo e sempre amarei, paizinho”, finalizou.
Milton Nascimento, um dos maiores ícones da música brasileira, se aposentou dos palcos em 2022, após a aclamada turnê de despedida “A Última Sessão de Música”. A família informou que esta será a única comunicação à imprensa sobre o assunto, pedindo respeito e privacidade.