Marisa Monte encerra sua grandiosa turnê “Phonica” com uma apresentação em Porto Alegre neste sábado (6), no parque Harmonia. O show marca o fim da excursão que colocou a artista ao lado de uma orquestra de 55 músicos em palcos de seis capitais brasileiras.
O projeto ambicioso nasceu do desejo da cantora de revisitar seu repertório com a imponência de arranjos sinfônicos. “Ao longo dos anos, tive algumas chances de cantar com orquestras. Foram experiências extraordinárias, emocionantes e inesquecíveis”, afirma a cantora sobre a inspiração para a excursão. “Unimos o popular ao erudito para interpretar clássicos, criando mais uma experiência transcendental”.
No palco, a massa sonora da orquestra, regida pelo maestro André Bachur, ganha o contraponto da banda de apoio de Marisa, um time de músicos formado por Dadi Carvalho (guitarra), Alberto Continentino (baixo), Pupillo (bateria) e Pedrinho da Serrinha (cavaquinho). “É uma imensa alegria poder participar deste projeto e estar no palco novamente com essa grande artista que admiro desde sempre”, comentou o maestro.
Desde a estreia em Belo Horizonte, em outubro, o repertório de 27 canções tem sido um dos pontos altos. A apresentação de quase duas horas começa com “Vilarejo” e percorre mais de 30 anos de carreira, com o público atuando como um grande coro.
Sucessos como “Ainda Bem”, “Amor I Love You” e “Depois” ganharam novos contornos com os arranjos orquestrais. O repertório também celebra a parceria com os Tribalistas, com o público cantando junto clássicos como “Carnavália” e “Velha Infância”, e inclui releituras de “Panis et Circenses” (Os Mutantes) e “Cérebro Eletrônico” (Gilberto Gil).
Um dos destaques do setlist é a execução de “Sua Onda”, canção inédita lançada semanas antes do início da tour. “Senti a necessidade de ter uma música nova em meio a tantos clássicos para essa turnê”, explicou a cantora sobre a faixa, uma parceria com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.
O espetáculo também se destaca pelo apuro visual, com direção de Batman Zavareze, que utiliza projeções em um grande telão para criar as atmosferas de cada canção, como o céu estrelado em “Infinito Particular”. Ao final da apresentação, a cantora tem repetido a surpresa da estreia, incluindo no repertório uma versão de “Carinhoso”, de Pixinguinha.
A excursão chega à capital gaúcha após uma passagem de forte cunho emocional pelo Rio de Janeiro, onde a artista, que é carioca, usou o palco para um desabafo sobre a violência na cidade.
A turnê também passou por São Paulo, com duas noites de ingressos esgotados no parque Ibirapuera, e por Curitiba e Brasília.
Marisa Monte – ‘Phonica’ em Porto Alegre
Quando: 6 de dezembro de 2025
Onde: Parque Harmonia (av. Loureiro da Silva, 255, Praia de Belas, Porto Alegre, RS)
Quanto: R$ 270 a R$ 780
Mais informações: ticketsforfun.com.br



