Marisa Monte anunciou neste domingo (27) uma nova e grandiosa turnê pelo Brasil. Intitulada “Phonica – Marisa Monte & Orquestra ao Vivo”, a série de shows especiais coloca a cantora ao lado de uma orquestra sinfônica com 55 músicos em seis capitais brasileiras, de outubro e dezembro de 2025.
As apresentações acontecem em grandes espaços abertos e arenas, começando por Belo Horizonte (18/10, no Parque Ecológico da Pampulha), seguindo para o Rio de Janeiro (1º/11, na Brava Arena Jockey), São Paulo (8/11, no parque Ibirapuera), Curitiba (15/11, na Pedreira Paulo Leminski), Brasília (29/11, no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano) e encerrando em Porto Alegre (6/12, no parque Harmonia). As informações sobre venda de ingressos serão divulgadas em breve, diz a produtora Time for Fun.
A regência da orquestra fica a cargo do maestro paulistano André Bachur, um dos nomes em ascensão da nova geração de regentes brasileiros. Ele já havia trabalhado com a cantora em 2024, durante o concerto de comemoração dos 90 anos da USP. “É uma imensa alegria poder participar deste projeto e estar no palco novamente com essa grande artista que admiro desde sempre”, comentou Bachur.
A banda que acompanha Marisa Monte na turnê é formada por Dadi Carvalho (violão e guitarra), Pupillo (bateria), Alberto Continentino (baixo) e Pedrinho da Serrinha (cavaquinho e percussão), músicos que já têm uma longa história com a artista e que agora se unirão à sonoridade da orquestra.
“Ao longo dos anos, tive algumas chances de cantar com orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Foram experiências extraordinárias, emocionantes e inesquecíveis”, afirma Marisa Monte sobre a inspiração para o projeto. “Para a série especial de seis shows da ‘Phonica’, selecionamos músicos virtuosos das melhores orquestras do país. Junto com minha banda, unimos o popular ao erudito para interpretar clássicos, criando mais uma experiência transcendental”.
O repertório de”Phonica” deve ser uma celebração da vasta e premiada carreira de Marisa Monte. Desde cedo, a cantora carioca demonstrou interesse por diversos gêneros, estudando piano e bateria e tendo como referências de Maria Callas a Carmen Miranda. Essa pluralidade se reflete em sua discografia.
Seu mais recente álbum de estúdio, “Portas” (2021), foi gravado durante a pandemia com sessões remotas em Lisboa, Los Angeles, Madri e Nova York, e contou com arranjos de Arthur Verocai e participações de Seu Jorge e Flor.
A expectativa é que a tour traga novos arranjos orquestrais para clássicos de sua carreira, como “Ainda Lembro”, “Beija Eu”, “Amor I Love You” e “Velha Infância”, além de canções de “Portas”, proporcionando uma nova experiência sonora para o público.
Datas – Turnê ‘Phonica – Marisa Monte & Orquestra ao Vivo’
- 18 de outubro – Belo Horizonte – Parque Ecológico da Pampulha
- 1º de novembro – Rio de Janeiro – Brava Arena Jockey
- 8 de novembro – São Paulo – Parque Ibirapuera
- 15 de novembro – Curitiba – Pedreira Paulo Leminski
- 29 de novembro – Brasília – Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano
- 6 de dezembro – Porto Alegre – Parque Harmonia