Maria Bethânia lançou nesta sexta-feira (16) o single “Vera Cruz”, um samba inédito composto por Xande de Pilares e Paulo César Feital especialmente para a cantora. A música, que aborda a religiosidade e a ancestralidade brasileira, chega às plataformas digitais às vésperas da gravação do audiovisual da turnê que celebra seus 60 anos de carreira.
Os shows que encerram a turnê e dão origem ao DVD acontecem neste sábado (17) e no domingo (18), no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. A primeira data já está com ingressos esgotados, mas ainda há entradas disponíveis para a segunda apresentação na Ticketmaster.
“Vera Cruz” é uma das cinco canções inéditas que a artista apresenta no espetáculo e tem sido o ponto alto do encerramento. Quando a turnê estreou, em setembro de 2025, o verso “Chefe de outra pátria não induz quem vai me guiar” ganhou forte conotação política. A canção vai além, aprofundando o sincretismo religioso brasileiro ao citar entidades como Zé Pelintra e exus.
A turnê “Maria Bethânia – 60 Anos de Carreira” tem sido um sucesso de público e crítica. A temporada paulistana, por exemplo, foi marcada pela presença do presidente Lula, da primeira-dama Janja e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, na plateia.
A cantora, que completa 80 anos em 2026, vive um momento de intensa atividade. Além da gravação do DVD, ela já planeja um novo disco de estúdio. A artista também concorre ao Grammy 2026 na categoria de melhor álbum de música global com “Caetano & Bethânia”, gravado durante a turnê com o irmão.
A turnê comemorativa tem sido elogiada pelo repertório refinado, que, embora deixe de fora alguns sucessos óbvios, mergulha fundo na discografia da “Abelha Rainha” e apresenta homenagens a artistas como Rita Lee e Angela Ro Ro.
Este projeto solo marca um novo momento para a artista, pouco tempo após o encerramento da bem-sucedida turnê “Caetano & Bethânia”, que uniu os irmãos nos palcos brasileiros após 46 anos.
A celebração de seus 60 anos de carreira também atravessará o Atlântico. Bethânia é uma das atrações confirmadas no Coala Festival Portugal, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, em Cascais, ao lado de Lulu Santos e João Gomes.
Maria Bethânia – 60 Anos de Carreira (Gravação do DVD)
Quando: 17 e 18 de janeiro de 2026
Onde: Vivo Rio (av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ)
Quanto: R$ 240 a R$ 780
Mais informações: ticketmaster.com.br
Letra de ‘Vera Cruz’
(Xande de Pilares e Paulo César Feital)
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Batizou-me terra Vera Cruz
Águas de Iemanjá
De Tupã irmã sou de Jesus
Filha de Oxalá
O meu próprio povo me conduz
Tem que respeitar
Chefe de outra pátria не me induz
Quem vai me guiar
Guarde seu preconceito
Sou livre pra sambar
Carrego nos meus ombros os quilombos de além-mar
Sou feita de preceitos
Posso te apavorar
Navego em minhas veias as mandingas do Pará
Sou filha da Bahia
Batizei no Gantois
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Deus me fez do plasma santa luz
Sou de Obatalá
Sou Brasil, sou pátria dos exus
Babalorixá
Deus me fez do plasma santa luz
Sou de Obatalá
Sou Brasil, sou pátria dos exus
Babalorixá
Eu trago nos meus seios
O leite de Iorubá
Mas quando fico prenha
Gero só Tupinambá
Nação hermafrodita, sou homem, sou mulher
Se Vera, sou bendita, Brasil, Chico Xavier
Sou calma, sou bendita
Clementina, sou Quelé
Mas não me deixa aflita
Sou Pilintra, viro Zé
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê
Lê lê lê lê



