A “ópera gótica” de Lady Gaga desembarcou com força total na praia de Copacabana neste sábado (3). Marcando seu retorno ao Brasil após 12 anos e o doloroso cancelamento de 2017, a artista entregou o maior show de sua carreira em uma noite que já nasce histórica. O espetáculo gratuito “Mayhem on the Beach” reuniu um público recorde de 2,1 milhões de pessoas na areia, segundo a Riotur, superando a marca 1,5 milhão de Madonna no ano anterior.
A apresentação no Rio, assim como as recentes passagens pelo Coachella e pelo México, serviu como um grandioso prelúdio para a turnê oficial do álbum “Mayhem”, que tem estreia marcada para julho, em Las Vegas. A estrutura conceitual, dividida em cinco atos explorando a jornada da persona artística de Gaga, foi mantida.
Após cerca de meia hora de atraso e um vídeo introdutório que preparou o clima, Gaga surgiu no palco monumental às 22h13 ao som de “Bloody Mary”, para delírio da multidão. A conexão foi imediata: aos gritos de “Gaga, eu te amo!”, ela respondeu com um sonoro “Brasil!” e confessou a saudade do país.
O primeiro ato, ‘Of Velvet and Vice’, mergulhou em uma atmosfera sombria e teatral. A sequência incluiu hits como “Judas” e “Poker Face” – esta com a impactante cena do xadrez –, além de faixas do novo álbum como “Abracadabra” e “Garden of Eden”, mostrando a versatilidade da artista, que até empunhou a guitarra.
O show seguiu com o segundo ato, ‘And She Fell Into a Gothic Dream’, transportando o público para um universo fantástico com toques de soul pop. Gaga interpretou “Perfect Celebrity” em meio a uma cenografia intrigante (com “cadáveres” na areia) e entregou performances poderosas de “Paparazzi” (usando muletas cenográficas) e o sucesso “Alejandro”.
Foi depois de “Paparazzi” que veio o clímax emocional da noite. Segurando uma bandeira do Brasil e com auxílio de um intérprete, Gaga leu uma carta aberta, explicando sua ausência e o cancelamento no Rock in Rio 2017. “Vocês esperaram por mim por mais de dez anos […] A verdade é que eu estava me curando, estava ficando mais forte […] vocês continuavam torcendo por mim e pedindo para eu voltar quando estivesse pronta. Brasil, eu estou pronta. Eu amo vocês”, declarou, em lágrimas, recebendo aplausos e gritos emocionados.
O terceiro ato, ‘The Beautiful Nightmare That Knows Her Name’, trouxe uma pegada mais roqueira, dando destaque à banda em “Killah” e “Zombieboy”. A vulnerabilidade surgiu com a balada ao piano “Die With a Smile” (parceria com Bruno Mars) e a intensa “How Bad Do U Want Me”, que contou com um toque brasileiro: dançarinos vestindo camisas da seleção.
O quarto ato, ‘To Wake Her Is to Lose Her’, foi um mergulho na identidade e na conexão com os fãs. Antes do hino “Born This Way”, Gaga fez questão de celebrar a comunidade LGBTQIA+ brasileira. A emoção transbordou novamente antes de “Shallow”: “Na primeira vez que vim nos tornamos amigos. Agora somos uma família.”, disse Gaga, chorando, antes de ser acompanhada em coro pela multidão na canção vencedora do Oscar. O ato terminou com “Vanish Into You”, onde ela se aproximou da grade para receber o carinho e presentes dos fãs.
Após uma breve pausa e uma introdução teatral sobre renascimento, o grand finale, ‘Eternal Aria of the Monster Heart’, chegou com a força de “Bad Romance”. Ao final de cerca de duas horas de apresentação, Lady Gaga e seus dançarinos protagonizaram uma cena final tocante.
Sentados no palco, assistiram juntos e visivelmente emocionados à espetacular queima de fogos sobre o mar de Copacabana. Um encerramento simbólico para uma noite que não apenas marcou o retorno triunfal da artista ao Brasil, mas também inaugurou o projeto “Todo Mundo no Rio” com um recorde histórico de público.
Setlist de Lady Gaga em Copacabana (3.mai.2025)
1º Ato: Of Velvet and Vice
1- Bloody Mary
2- Abracadabra
3- Judas
4- Scheiße
5- Garden of Eden
6- Poker Face
2º Ato: And She Fell Into a Gothic Dream
7- Perfect Celebrity
8- Disease
9- Paparazzi
10- Alejandro
11- The Beast
3º Ato: The Beautiful Nightmare That Knows Her Name
12- Killah
13- Zombieboy
14- Die With a Smile
15- How Bad Do U Want Me
4º Ato: To Wake Her Is to Lose Her
16- Shadow of a Man
17- Born This Way
18- Blade of Grass
19- Shallow
20- Vanish Into You
Finale: Eternal Aria of the Monster Heart
21- Bad Romance