Um dos instrumentistas mais populares e bem-sucedidos da história, o saxofonista Kenny G desembarca em São Paulo para um show único nesta sexta-feira (10), no Espaço Unimed. A apresentação faz parte da turnê mundial “40 Years Forever in Love”, que celebra duas marcas importantes: os 40 anos de carreira do artista e os 30 anos do lançamento da canção “Forever in Love”. Ainda há ingressos disponíveis pelo site da Ticketmaster.
A turnê comemorativa chega ao Brasil antes de seguir para a Argentina, onde o músico se apresenta neste sábado (11), em Buenos Aires. Depois, ele engata uma longa série de shows pelos Estados Unidos, que vai de novembro a dezembro, passando por cidades como Las Vegas, San Diego e Nova York.
Kenny G mantém uma forte conexão com a música brasileira, o que o levou a gravar o álbum de bossa nova “Brazilian Nights”, em 2015. Em entrevista recente ao g1, o saxofonista explicou sua admiração pelo gênero: “Eu gosto da bossa nova porque ela é melódica, mas também é rítmica, e também pode ser jazzística”.
A apresentação em São Paulo terá uma estrutura especial, com o artista acompanhado por uma big band ao vivo. O repertório promete ser uma viagem por suas quatro décadas de carreira, com destaque para “Forever in Love”, faixa que lhe rendeu o Grammy de melhor composição instrumental, além de outros grandes sucessos como “Silhouette”, “Songbird” e “Dying Young”, tema do filme “Tudo por Amor” (1991).
Com mais de 75 milhões de discos vendidos, Kenny G é um fenômeno que transcende os nichos do jazz. Sua sonoridade, que mistura jazz, R&B e pop, se tornou onipresente. Na China, por exemplo, sua música “Going Home” é usada como sinal para o fim do expediente em estabelecimentos comerciais.
O artista, que já trabalhou com nomes como Aretha Franklin, Stevie Wonder e The Weeknd, não se abala com as críticas que por vezes recebe por seu estilo. “Eu realmente não me importo. Os críticos são pagos pra serem críticos”, disse ao g1. “Não vou mudar a forma como toco meu saxofone por causa do que disseram”.
Ele também se divertiu ao descobrir que se tornou uma gíria para fumar maconha em uma música do rapper brasileiro Matuê. “Acho lisonjeiro que, de alguma forma, eu tenha entrado no coração dele a ponto de ele querer me colocar na música. Isso é bem especial”, comentou. “Todo mundo precisa da minha música em algum momento da vida”, afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo.
Aos 69 anos, Kenny G mantém uma rotina de três horas diárias de prática no saxofone e exercícios físicos. “Eu amo o que faço […] Só queria poder fazer isso por mais 50 anos”, revelou.
Kenny G – ’40 Years Forever in Love’
Quando: 10 de outubro
Onde: Espaço Unimed (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, zona oeste, São Paulo,
SP)
Quanto: R$ 190 a R$ 900
Mais informações: ticketmaster.com.br