Os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, se transformaram em um grande arraiá neste domingo (26). O cantor João Gomes reuniu uma multidão estimada em 50 mil pessoas, segundo a Riotur, para a gravação de seu novo DVD, em um evento gratuito que uniu forró, piseiro, samba, axé e rap em uma grande celebração da música brasileira. A tarde foi marcada por um time de convidados, incluindo a rainha do axé, Ivete Sangalo, e o mestre do samba, Zeca Pagodinho.
A festa começou com um momento afetivo: a participação de Jorge, filho de João Gomes, no palco durante a música “Meu Filho Jorge”. Em seguida, uma sucessão de encontros embalou o público. A cantora baiana dividiu os vocais com o pernambucano na canção “Petrolina, Juazeiro”, enquanto o sambista marcou presença em “O Sol Nascerá”, além de dar uma palinha de “Alvorada”, ambas sucessos de Cartola. O rap e o trap também tiveram espaço, com L7nnon e BK’ em “Vinho, Voz e Violão”, e MC Cabelinho em “Há Pouco Tempo” e “Vou Gritar que te Amo”.
A gravação do novo DVD escreve mais um capítulo importante na trajetória de João Gomes, mostrando sua evolução como artista e sua capacidade de dialogar com diferentes gerações e gêneros da música brasileira.
Nascido em Serrita, no Sertão de Pernambuco, e criado em Petrolina, João Gomes, hoje com 23 anos, iniciou sua carreira cantando nos corredores do Instituto Federal onde cursava agropecuária. Em pouco tempo, o que era uma brincadeira se tornou um fenômeno nacional. A gravação na Lapa, com direção de Flaney Gonçalves, acontece quase três anos após seu primeiro grande registro audiovisual.
O primeiro DVD do artista, intitulado “Acredite”, foi gravado em agosto de 2022 no Marco Zero do Recife. Naquela ocasião, uma multidão tomou as ruas da capital pernambucana para assistir ao jovem cantor, que com apenas um ano de carreira já emplacava o hit “Eu Tenho a Senha” na novela “Pantanal”. Aquele projeto foi um marco em sua ascensão.
A gravação na Lapa acontece em um momento de grande reconhecimento para João Gomes. Recentemente, ele celebrou sua terceira indicação consecutiva ao Grammy Latino. Desta vez, o álbum “Dominguinho”, em parceria com Mestrinho e Jota.pê, concorre na categoria de melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa.
O projeto “Dominguinho”, aliás, é um capítulo à parte na carreira do artista. Lançado em abril, o álbum homenageia a obra de Dominguinhos e outros mestres da sanfona. A estreia ao vivo do trio aconteceu em maio, na Casa Natura Musical, em São Paulo. No DVD no Rio, a parceria foi celebrada com a música “Beija-Flor”.
Outro marco recente na carreira de João Gomes foi sua participação na estreia da versão brasileira do aclamado programa Tiny Desk Concert. O cantor foi o primeiro convidado da série, que teve seu primeiro episódio lançado na quarta-feira (8). O formato, criado pela rádio norte-americana NPR, é conhecido por suas sessões musicais intimistas.
O Tiny Desk original, que existe há 17 anos, já recebeu nomes como Adele e Justin Bieber, além dos brasileiros Milton Nascimento, Liniker e Seu Jorge. A versão brasileira, uma parceria com o YouTube, segue a mesma premissa, com apresentações em um cenário que simula um escritório, sem microfones de mão ou retornos de áudio, mostrando o talento dos artistas de forma mais crua.
Para sua participação, gravada em São Paulo, o pernambucano apresentou um repertório de sete músicas, incluindo sucessos como “Dengo”, “Meu Pedaço de Pecado” e “Eu Tenho a Senha”, além de faixas menos conhecidas e a regravação de “Deusa de Itamaracá”, da banda pernambucana Pinguim. “São músicas às quais eu gostaria de dar uma segunda chance”, disse na ocasião.
Fotos de show de João Gomes nos Arcos da Lapa, no Rio













