Um momento de forte emoção marcou o show beneficente que João Gomes realizou em Petrolina (PE), cidade onde passou sua infância, neste domingo (12). Durante a apresentação, o cantor de 23 anos avistou na plateia uma de suas primeiras professoras, Verlândia, e não conteve as lágrimas ao prestar uma homenagem.
“Professora minha ali no canto, eu sei que você sente orgulho. Porque foi com vocês que eu aprendi a ser um rapaz direito”, disse o pernambucano, visivelmente emocionado. Ele relembrou que, assim que sua primeira música estourou, fez questão de agradecer à educadora. “Quando lancei minha primeira música que fez sucesso, mandei uma mensagem para a professora Verlândia e eu acho que ela nem lembrava de mim […] Eu digo: ‘Obrigado por me ensinar a escrever'”.
O show em Petrolina fez parte do projeto “Abrace um Denguinho”, uma iniciativa beneficente liderada pelo próprio cantor para arrecadar fundos para o Hospital Dom Tomás. Na ocasião, João Gomes comemorou que a campanha já havia ultrapassado a marca de R$ 1 milhão em doações.
Ao final da apresentação, após a homenagem, o artista aproveitou para deixar um recado para as crianças presentes, reforçando a importância da educação e do orgulho de suas origens. “Queria dizer para toda criança: respeite seus pais, seu professor. Saiba que você mora em uma cidade muito linda”, disse.
“Muitos daqui vão ganhar o mundo um dia. Vão atravessar o oceano, vão conhecer os Estados Unidos, o Japão, assim como eu conheci. Então, é isso. Estou muito feliz de estar aqui com vocês hoje”, finalizou o cantor.
A noite especial na cidade onde cresceu antecede um dos maiores projetos da carreira do artista até agora: a gravação de seu segundo DVD, que acontece em um show gratuito nos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, no dia 26 de outubro. Para este novo registro audiovisual, João Gomes já confirmou a participação de Ivete Sangalo e Zeca Pagodinho.
O ano de 2025 tem sido de grande ascensão e reconhecimento para o jovem pernambucano. Recentemente, ele se uniu a Jota.pê e Mestrinho no projeto “Dominguinho“, um encontro que une o piseiro à MPB e ao forró.
Outro marco importante foi sua participação na estreia da versão brasileira do aclamado programa Tiny Desk Concert, do YouTube. João Gomes foi o primeiro convidado da série, conhecida por suas sessões musicais intimistas, onde apresentou um repertório com sucessos como “Dengo” e “Meu Pedaço de Pecado”.
A trajetória de João Gomes, do interior de Pernambuco para o topo das paradas, tem sido marcada por essa conexão com suas raízes e pela valorização de sua história, como demonstrou o reencontro com a professora que o alfabetizou.