A praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro, recebe neste sábado (19) um encontro musical de peso. A nova edição do Projeto Aquarius reunirá no mesmo palco Iza, Martinho da Vila, Roberta Miranda e Chico César, acompanhados pela Orquestra Sinfônica Brasileira. A festa-concerto, gratuita e aberta ao público, celebra os 100 anos do jornal O Globo e os 85 anos da OSB.
A programação tem início às 15h30 com o DJ e multi-instrumentista Ryon Sax. O concerto principal, com a orquestra e os artistas convidados sob a regência do maestro Eduardo Pereira, está marcado para começar às 17h30.
O repertório da apresentação foi pensado para mesclar o erudito e o popular, refletindo a diversidade da música brasileira. A OSB executará peças como “Bachianas Brasileiras nº 4” de Villa-Lobos e a trilha de “Indiana Jones” de John Williams. Em seguida, cada artista apresentará seus sucessos com arranjos sinfônicos.
Martinho da Vila, aos 87 anos, fará sua estreia no Projeto Aquarius e cantará clássicos como “Kizomba, Festa da Raça” e “Disritmia”, além de “Conversa de Botequim”, de Noel Rosa. Roberta Miranda, que já colaborou com a OSB anteriormente, interpretará hits como “Majestade, o Sabiá” e “Luar do Sertão”.
Chico César, que comemora 30 anos de seu álbum de estreia, apresentará canções como “À Primeira Vista” e “Quando Eu Fechar os Olhos”, além de uma versão para “Pai”, de Fábio Jr. Já Iza, um dos maiores nomes do pop nacional, levará ao palco sucessos como “Dona de Mim” e sua versão para “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
A noite será encerrada com um grande encontro no palco: Iza, Martinho da Vila, Roberta Miranda e Chico César se juntarão à orquestra para cantar “Aquarela Brasileira”, de Silas de Oliveira. A canção “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso, está prevista para o bis.
O evento busca romper barreiras entre os gêneros musicais e democratizar o acesso à música de orquestra. O encontro de artistas de universos tão distintos como o samba de Martinho, o sertanejo de Roberta, a MPB de Chico e o pop de Iza reforça o DNA de diversidade do projeto.
Idealizado em 1972 por Roberto Marinho, Péricles de Barros e o maestro Isaac Karabtchevsky, o Projeto Aquarius tem um histórico de grandes concertos ao ar livre, reunindo a música erudita com grandes nomes da música popular, como Rick Wakeman (do Yes) em 1975 e George Martin (produtor dos Beatles) em 1983.
Repertório – Projeto Aquarius 100 Anos do Globo
- “Pelo Telefone” (Donga)
- “Bachianas Brasileiras nº 4” (Villa-Lobos)
- Trilha sonora de “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida” (John Williams)
- “Luar do Sertão” (João Pernambuco) – com Roberta Miranda
- “Majestade, o Sabiá” (Roberta Miranda) – com Roberta Miranda
- “Dia D” (Roberta Miranda) – com Roberta Miranda
- Medley “Na Cadência do Samba (Que Bonito É)” (Luiz Bandeira) + “O Campeão (Domingo, Eu Vou ao Maracanã)” (Neguinho da Beija-Flor)
- “Pai” (Fábio Jr.) – com Chico César e Priscila Rato
- “Quando Eu Fechar os Olhos” (Chico César e Carlos Rennó) – com Chico César
- “À Primeira Vista” (Chico César) – com Chico César
- Medley Bossa Nova
- Medley Aberturas de Novelas
- “Valsa das Flores” (Tchaikovsky)
- “Kizomba, Festa da Raça” (Jonas Rodrigues, Luiz Carlos da Vila e Rodolpho de Souza) – com Martinho da Vila
- “Conversa de Botequim” (Noel Rosa e Vadico) – com Martinho da Vila
- “Disritmia” (Martinho da Vila e Katimba) – com Martinho da Vila
- Medley Rock Nacional
- “Maria, Maria” (Milton Nascimento e Fernando Brant) – com Iza
- “Dona de Mim” (Arthur Marques) – com Iza
- “Aquarela Brasileira” (Ary Barroso) – com Martinho da Vila, Chico César e Roberta Miranda
- BIS: “Oração ao Tempo” (Caetano Veloso)
Projeto Aquarius – 100 Anos do Globo
Quando: 19 de julho (sábado)
Onde: Praça Mauá (av. Rodrigues Alves, 10, Centro, Rio de Janeiro, RJ)
Quanto: Gratuito
Horário: a partir das 15h30 (DJ); Concerto às 17h30
Atrações: Iza, Martinho da Vila, Roberta Miranda, Chico César e Orquestra Sinfônica Brasileira