Os ingressos para turnê especial em 2026 de Alceu Valença já estão disponíveis e podem ser acessados pelo site oficial. O artista pernambucano anunciou nesta terça-feira (7) uma série de shows para comemorar seus 80 anos, que serão completados em 1º de julho de 2026. Intitulada “80 Girassóis”, os eventos vão passar por dez capitais brasileiras de março a junho do próximo ano, começando no Rio de Janeiro (14/3, na Farmasi Arena) e encerrando em Belo Horizonte (13/6, no Mineirão).
A excursão seguirá por Porto Alegre (21/3, local a confirmar), São Paulo (28/3, no parque Villa-Lobos), Salvador (10/4, na Concha Acústica), Curitiba (25/4, na Pedreira Paulo Leminski), Brasília (9/5, no CCBB), Recife (15/5, no Classic Hall), Fortaleza (23/5, no CFO) e Belém (30/5, no Náutico Marine). O artista indicou que, após seu aniversário, mais shows da turnê devem acontecer, incluindo datas no Rio e na Europa.
Com seu característico bom humor, o artista de 79 anos minimizou a importância da idade. “Até agora não sei se vou fazer 8 ou 80. Não ligo para aniversário. Nunca liguei. Eu quero é show!”, disse Alceu durante o evento no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no centro de São Paulo. “Sou um eterno menino, me sinto com oitenta ao contrário, oito anos talvez. Ou o oito traçado na horizontal, que é o símbolo do infinito”.
O show “80 Girassóis”, cujo título faz alusão à sua canção “Girassol” (1987), promete um repertório retrospectivo, mas sem seguir uma ordem cronológica. O espetáculo será dividido em blocos conceituais que abrangerão todas as fases de sua carreira, desde a estreia no Festival Internacional da Canção em 1972.
Os fãs podem esperar clássicos como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Como Dois Animais” e “Coração Bobo”. Alceu, que em 2014 dirigiu o filme “A Luneta do Tempo”, afirmou que a nova turnê terá um roteiro bem amarrado, quase cinematográfico. “Estou cada vez mais neurótico com isso”, brincou.
O músico pernambucano estará acompanhado no palco por Tovinho (teclados e direção musical), Cássio Cunha (bateria), Zi Ferreira (guitarra), Nando Barreto (baixo), André Julião (sanfona) e Costinha (flautas), além das participações de Lui Coimbra (violas e violoncelo) e Natalia Mitre (percussão).
Sobre o ritmo da turnê, com shows mais espaçados, Alceu comentou: “A coisa boa dessa turnê é que não vai ter um show atrás do outro. Porque não é o show que me cansa, é viajar, é o deslocamento, é a coisa do avião”.
Além dos shows, o projeto “80 Girassóis” levará a algumas capitais atividades como exposições de artes plásticas e mostras de filmes para celebrar a vida e a obra do artista.
“Minha mãe dizia: ‘meu filho, você veio ao mundo para levar alegria às pessoas’. É uma espécie de missão”, celebra o próximo oitentão da MPB.
Datas da turnê ’80 Girassóis’, de Alceu Valença
- 14 de março de 2026 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 21 de março de 2026 – Porto Alegre – (Local a confirmar)
- 28 de março de 2026 – São Paulo – Parque Villa-Lobos
- 10 de abril de 2026 – Salvador – Concha Acústica
- 25 de abril de 2026 – Curitiba – Igloo
- 9 de maio de 2026 – Brasília – CCBB
- 15 de maio de 2026 – Recife – Classic Hall
- 23 de maio de 2026 – Fortaleza – CFO
- 30 de maio de 2026 – Belém – Náutico Marine
- 13 de junho de 2026 – Belo Horizonte – Mineirão