A Heineken anunciou nesta terça-feira (14) a primeira edição de seu próprio evento musical em São Paulo: o No Lineup Festival. Com uma proposta provocativa, a festa gratuita, que acontece em 25 de outubro, terá cerca de 15 atrações nacionais e internacionais, mas o público só descobrirá quem são os artistas no dia. Uma praça no local servirá como ponto de descoberta, onde a plateia poderá ver os horários e quem se apresentará em cada um dos três palcos.
O nome é em inglês, ou seja, faz referência ao “sem lineup”. Serão 12 horas de música (das 15h às 3h) e os ingressos vão ser distribuídos pelo aplicativo Hei App, da Heineken, a partir desta quinta-feira (16), às 13h. É preciso ter mais de 18 anos e cada pessoa pode retirar dois ingressos e a expectativa é reunir 3.000 pessoas simultaneamente, com um público rotativo de até 5.000, diz a organização.
Quando houve o início da divulgação nos últimos dias, boatos sobre possíveis atrações começaram a circular, incluindo o nome de Demi Lovato. A própria cantora, no entanto, tratou de negar sua participação. Em resposta a um post que usava imagens dela com uma cerveja da marca, a artista comentou: “Isso não é verdade, não caiam nessa”. Um dos curadores, o diretor de teatro Felipe Hirsch brincou com a situação: “A única coisa que a gente sabe é que a Demi Lovato não vem. E porque ela avisou”.
Além de Hirsch, o jornalista Lúcio Ribeiro também assina a curadoria. Hirsch explica que a seleção de artistas busca refletir a cena musical atual de São Paulo e também trazer clássicos. “Temos um casting muito forte de artistas brasileiros que traduz muito o momento desta cidade”, diz. “É uma garotada muito jovem até pessoas que estão fazendo uma nova liga paulista”.
Hirsch também critica o que chama de “pacote” das grandes produtoras, onde os headliners se repetem. “Queremos fazer algo artesanal”, afirma, destacando a coragem da proposta. “Nada melhor do que estar em um lugar porque você quer estar. A provocação deste encontro é estar no momento”.
A ideia de um encontro “sem lineup” é um resgate da essência dos grandes acontecimentos musicais. “O legal de você ir para um evento é você descobrir coisas, descobrir novos artistas”, afirma Guilherme Bailão, diretor de experiência de marca e patrocínios do Grupo Heineken. “A gente vê uma corrida louca por grandes headliners […] A gente vem com uma proposta que vai completamente no outro sentido”.
Lu Mônaco, diretora de criação da agência Atenas.ag, compara a experiência com ouvir rádio antigamente: “A gente ficava o dia inteiro esperando a nossa música e, até ela chegar, a gente descobria coisas novas […] Quem sabe você saia de lá com um novo artista preferido”.
Embora o lineup seja secreto, a organização adianta que a festa contemplará diversos gêneros, como rap, indie, rock e música brasileira, para todas as idades. “Ele acabou por contemplar todos os gêneros […] tem a novidade, tem os artistas consagrados que fizeram coisas novas […] tem um equilíbrio muito impressionante”, detalha Hirsch.
Patrocinadora de grandes eventos como o Rock in Rio e o C6 Fest, a Heineken busca com este projeto se posicionar como um agente cultural. “O objetivo é colocar a marca como agente cultural. Já apoiamos a música há muito tempo, mas estamos dando um passo importante”, diz Bailão.
No Lineup Festival
Quando: 25 de outubro de 2025
Onde: Fábrica de Impressões (r. Achilles Orlando Curtolo, 617, Parque Industrial Tomas Edson, São Paulo, SP)
Quanto: Gratuito (retirada de ingressos via app Hei App)
Horário: 15h às 3h
Mais informações: instagram.com