- Publicidade -publicidade

Gilberto Gil se une a Anitta, Seu Jorge e Chris Martin em festival antes da COP30

Global Citizen: Amazônia, em Belém, conta com a anfitriã Gaby Amarantos e ainda Eric Terena e Kaê Guajajara

Gilberto Gil (esq.) e Anitta em show da turnê "Tempo Rei" na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro | 5.abr.2025/Divulgação
Gilberto Gil (esq.) e Anitta em show da turnê "Tempo Rei" na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro | 5.abr.2025/Divulgação

Gilberto Gil é a mais nova atração confirmada no lineup do festival Global Citizen: Amazônia, em 1º de novembro no estádio Mangueirão, em Belém. O mestre da MPB se junta a um time de estrelas que já contava com Chris Martin (do Coldplay), Anitta, Seu Jorge e a anfitriã paraense Gaby Amarantos. Os ingressos para o festival são gratuitos e exclusivos para moradores do Pará, mediante ações de engajamento no aplicativo da Global Citizen.

O festival será transmitido ao vivo pelo Multishow e pelo Globoplay (aberto para não-assinantes), com melhores momentos exibidos na TV Globo, permitindo que pessoas de todo o país acompanhem o evento. A ação marca o início da contagem regressiva para a COP30, a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que movimenta a capital paraense em novembro.

Além do baiano, o Global Citizen: Amazônia confirmou outros nomes importantes da música indígena contemporânea, como os artistas e ativistas Eric Terena e Kaê Guajajara. A apresentação ficará a cargo de Regina Casé, Mel Fronckowiak, Hugo Gloss e Isabelle Nogueira.

O evento, que foi anunciado em abril, tem como meta mobilizar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 6 bilhões) para proteger a Amazônia. Lideranças como a ministra Sônia Guajajara, a deputada federal Célia Xakriabá e o Cacique Raoni Metuktire também participarão.

A participação de Gil no evento em Belém se soma a uma agenda intensa que o artista tem mantido com sua turnê de despedida dos grandes palcos, “Tempo Rei“. A excursão, que teve início em março, passou por um período de pausa de quase dois meses devido à morte de sua filha, Preta Gil, em 20 de julho.

A cantora, que estava em tratamento contra um câncer colorretal, morreu aos 50 anos em Nova York. A despedida reuniu familiares, amigos e fãs no Rio de Janeiro, em um momento de grande comoção. A última vez que Preta subiu a um palco foi justamente ao lado do pai, em abril, em São Paulo, na própria turnê “Tempo Rei”.

O retorno de Gil aos palcos em meio ao luto foi, segundo o próprio artista, um desejo da filha. “Ela dizia em vários momentos da doença: ‘Vai cantar, vai pai, vamos embora, vai!’ […] Então, é um respeito também a esse caráter profundo da personalidade dela voltar a cantar por aí”, disse Gil em sua primeira entrevista após a perda.

[leiatambeim-comfoto tag=”gilberto-gil”]

Global Citizen Festival: Amazônia

Quando: 1º de novembro de 2025
Onde: Estádio Mangueirão (rod. Augusto Montenegro, s/n, Mangueirão, Belém, PA)
Quanto: Gratuito (exclusivo para moradores do Pará, mediante ações)
Mais informações: globalcitizen.org

Gilberto Gil (dir.) beija filha Preta Gil durante velório no Theatro Municipal do Rio | @gilbertogil/Instagram/Reprodução
Gilberto Gil (dir.) beija filha Preta Gil durante velório no Theatro Municipal do Rio | @gilbertogil/Instagram/Reprodução
- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade