Gilberto Gil fez questão de exaltar o público em sua primeira apresentação no Lollapalooza, no fim da tarde deste domingo (24), no autódromo de Interlagos (zona sul de São Paulo). O artista baiano de 81 anos apareceu no palco Samsung Galaxy dançando e abriu o show com a canção “Punk da Periferia”. Neste momento, Preta Gil, filha do cantor baiano e que se curou de um câncer no intestino no fim do ano passado, apareceu no telão assistindo ao show do pai. A aparição fez o público gritar e aplaudir a cantora.
A apresentação seguiu com “Realce” e “Vamos Fugir” — e o artista foi acompanhado em coro por quem compareceu ao autódromo de Interlagos. Hits como “A Novidade”, “Não Chore Mais (Woman No Cry)”, “Estrela” e “Andar com Fé” também foram celebrados pelo público. Antes de performar o sucesso “Aquele Abraço”, Gilberto Gil dedicou a música a Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso.
Gil destacou a trégua da chuva durante sua apresentação e interagiu com os fãs em diversos momentos do show. “Vocês tomaram conta da música mundial”, disse ele “à garotada” presente no evento, citando sua passagem no festival Womad, na Nova Zelândia, na última semana. Na ocasião, o artista realizou shows na Oceania: em Melbourne, na Austrália, e em New Plymouth, na Nova Zelândia.
Ao lado de Gilberto Gil no palco do Lollapalooza estavam os filhos Bem Gil, José Gil e Nara Gil, além do neto João Gil e da nora Mariá Pinkusfeld. Eles fazem parte da banda do músico. O artista gosta de tocar ao lado de familiares e já rodou pelo Brasil e países da Europa com shows da turnê “Nós, a Gente”, onde se apresentava com ainda mais membros do clâ Gil.
“Plateia jovem, bonita e querida! Muito obrigado, minha gente!”, agradeceu o músico em outro momento. A certa altura, a plateia gritou em uníssono “Gil, eu te amo!”. “O amor é incondicional, está acima de todas as coisas, é a substância redentora. Viva o amor”, respondeu Gil.
Com energia e muito carisma, o músico fechou sua primeira participação no Lollapalooza com as canções “Palco”, “Nossa Gente”, “Tempo Rei” e “Toda Menina Baiana”.
Com mais de 60 anos de carreira e 81 anos de vida, Gilberto Gil já lançou cerca de 60 discos, tem mais de 4 milhões de cópias vendidas e foi premiado com o Grammy nove vezes.