Gilberto Gil adiou o próximo show de sua turnê de despedida dos grandes palcos, “Tempo Rei“. O evento, que aconteceria em Belém no dia 9 de agosto, no estádio Mangueirão, será remarcado “devido à recente perda da querida Preta Gil, filha do artista”, conforme comunicado oficial divulgado nas redes sociais.
Ainda não há uma nova data definida para a apresentação na capital paraense. “A 30e e a equipe de Gilberto Gil estão trabalhando juntas para que a capital paraense possa receber a tão esperada apresentação da última turnê do cantor e compositor”, informa a nota. O comunicado ressalta que “as demais datas da turnê ‘Tempo Rei’ seguem confirmadas sem qualquer alteração”.
Após a pausa e o adiamento do show em Belém, a turnê “Tempo Rei” tem previsão de retorno em 6 de setembro, em Porto Alegre. Depois, segue para São Paulo (17 e 18/10), Rio de Janeiro (25 e 26/10), Fortaleza (15 e 16/11) e encerra em Recife (22 e 23/11).
Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, onde estava para uma nova fase do tratamento contra um câncer colorretal. A cantora estava acompanhada de amigos e da família, incluindo seu pai, que aproveitava o intervalo da tour para ficar ao seu lado. O pai estava na cidade americana e se preparava para transportar a filha ao Brasil em uma UTI móvel, mas ela passou mal antes do embarque e não resistiu.
O velório da artista, realizado na sexta-feira (25) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, reuniu familiares, amigos e fãs. O cortejo fúnebre passou pelo circuito dos megablocos de Carnaval no centro do Rio, que foi recentemente rebatizado como Circuito Preta Gil em sua homenagem.
A última vez que Preta Gil subiu a um palco foi justamente ao lado do pai. A participação especial aconteceu em um dos shows da turnê em São Paulo, em 26 de abril deste ano. Juntos, pai e filha cantaram “Drão”, canção que Gil compôs para Sandra Gadelha, mãe de Preta.
Os encontros musicais têm sido uma marca registrada desta que é anunciada como a última grande jornada do cantor baiano pelos palcos em grande escala. Recentemente, a turnê passou por Curitiba (5/7), com a participação de Marjorie Estiano, por Belo Horizonte (14/6), onde Gil cantou com Samuel Rosa, e por Brasília (7/6), com a participação de Alexandre Carlo. Nas datas anteriores, a tour já havia proporcionado duetos marcantes no Rio de Janeiro, com Chico Buarque, Djavan, Marisa Monte, Lulu Santos, Anitta e Caetano Veloso. Em São Paulo, onde haverá apresentações extras em outubro, as participações incluíram Preta Gil e Nando Reis, MC Hariel e Flor Gil, Arnaldo Antunes e Sandy.
A tour , que teve início em Salvador no dia 15 de março, é uma celebração da vasta obra do ícone da MPB. “Foram vários os elementos que ponderei […] Quero continuar fazendo música em outro ritmo, mas, antes, teremos essa celebração bonita”, afirma o artista sobre a decisão de se despedir dos grandes palcos.
Além dos shows em estádios e arenas, a celebração ganhará um palco inusitado em dezembro: o Navio Tempo Rei, um cruzeiro com Gil e convidados.
Próximas datas da tour ‘Tempo Rei’, de Gilberto Gil, em 2025
- 9 de agosto – Belém – Estádio Mangueirão [ADIADO]
- 6 de setembro – Porto Alegre – Estádio Beira-Rio
- 17 de outubro – São Paulo – Allianz Parque
- 18 de outubro – São Paulo – Allianz Parque
- 25 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 26 de outubro – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 15 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 16 de novembro – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro – Recife – Classic Hall
- 23 de novembro – Recife – Classic Hall