O Festival da Lua Cheia celebrou sua 33ª edição neste feriado prolongado de Corpus Christi, de quinta-feira (19) a domingo (22), no Hotel Fazenda Vale das Grutas, em Altinópolis (SP). O evento, que comemorou 40 anos de existência em 2024 e passou a se chamar apenas festival da Lua Cheia (antes Forró da Lua Cheia), reuniu um lineup diversificado em seus seis palcos, com destaque para Marcelo D2, Liniker, Chico César, Nação Zumbi e Gilsons.
A quinta-feira (19) no palco Vale teve como atrações principais o Ponto de Equilíbrio, comemorando 25 anos de carreira, e Marcelo D2 apresentando seu projeto de samba com o grupo Um Punhado de Bamba. No palco Mirante, Rashid foi um dos nomes que agitaram o público.
Na sexta-feira (20), o palco Vale foi comandado pelos Gilsons, pela Nação Zumbi e pela banda chilena de cumbia Chico Trujillo, mostrando a mistura de ritmos que caracteriza o festival. Já o sábado (21) foi intenso com Liniker, Chico César e BNegão no palco Vale, enquanto a Trupe Chá de Boldo se apresentava no palco Mirante.
A presença de D2 e BNegão no festival ganhou um contorno especial, já que ocorreu poucos dias após o Planet Hemp, banda que lideram, anunciar sua turnê de despedida “A Última Ponta”, tornando suas apresentações individuais ainda mais aguardadas pelos fãs.
O domingo (22) contou com a apresentação de Samuca e a Selva no palco Mirante. O coletivo paulistano, que celebra uma década de estrada, estreou no início de junho a turnê “Samuca e a Selva – 10 Anos de Pélvis Solta”, em São Paulo. “É um show que faz uma retrospectiva da nossa carreira, de maneira bem linear […] Tá dançante mas também é um show pra emocionar”, diz o vocalista Samuel Samuca sobre a tour.
Além das cerca de 90 atrações musicais distribuídas pelos palcos Vale, Mirante, Forró, Piscina, Samba e Dharma, o festival ofereceu o Complexo Multicultural Dharma. Em seu terceiro ano no evento, o espaço contou com mais de 250 atividades, incluindo arte indígena, oficinas, terapias holísticas e o Espaço Forrozinho para crianças.
A estrutura no Hotel Fazenda Vale das Grutas incluiu chalés, camping com infraestrutura completa e serviço de transfer para Ribeirão Preto. O festival, que já recebeu em edições anteriores nomes como Gilberto Gil e Racionais MC’s, reafirmou sua tradição de celebrar a música e a cultura em um ambiente de imersão na natureza.
Fotos do Festival da Lua Cheia 2025


















