O Tomorrowland anunciou nesta terça (9) um compromisso de estar no Brasil por pelo menos 10 anos mais, além de confirmar a quarta edição no país, em 11, 12 e 13 de outubro, no Parque Maeda, em Itu (SP). “É um festival que trouxe uma grande visibilidade para a minha carreira. Existe um Alok antes e existe um Alok depois do Tomorrowland”, diz o DJ brasileiro em entrevista na Sala São Paulo, no centro da capital paulista, no dia do anúncio.
“Eu estou muito feliz em saber que o Tomorrowland vai ficar aqui pelos próximos 10 anos. É um orgulho enorme, para a gente é muito importante, para o segmento eletrônico”, diz Alok ao Portal Lineup após entrevista coletiva.
Ele destaca que o evento é o principal de música eletrônica do mundo e que ter um artista validado ali é algo gigante. “É sem dúvida o festival eletrônico de maior expressão mundial. Tanto é que no Brasil sem anunciar nenhum nome eles venderam tudo em três horas. Ou seja, não precisa de Alok para vender ingresso, não precisa de nenhum dos artistas”, afirma o artista, que é embaixador do festival e já subiu ao palco de algumas das edições na Bélgica, onde o festival foi criado.
A venda de ingressos para este ano se dá a partir de 2 de maio, às 10h, no site oficial do evento, mas é necessário um pré-registro até 1 de maio, às 10h, no mesmo endereço. Ainda não foram divulgados os preços das entradas.
Em 2023, a edição nacional teve, além do próprio Alok e seu irmão gêmeo, Bhaskar, nomes como Steve Agnello, Don Diablo, Dubdogz, Dimitri Vegas & Like Mike, Vintage Culture, Tiësto e Martin Garrix.
Ainda no ano passado, fortes chuvas atrapalharam o andamento da festa, que teve até a sexta-feira (segundo dia) com programação cancelada.
Neste ano, o tema da festa será o “Adscendo”, adotado na Bélgica em 2023, país onde nasceu o evento. A palavra significar “ascender” em latim e tem como objetivo passar a mensagem de uma viagem por destinos mágicos e grandiosos.
De grandes proporções, por exemplo, é possível citar o palco belga com 43 metros de altura e 160 metros de largura, 740 m² de blocos de vidros, 1050 luzes, 230 caixas de som, 30 lasers, 48 fontes e 15 cachoeiras –e tudo isso vai ser transportado para cá.
Criado em 2005 na Europa, o Tomorrowland desembarcou no Brasil pela primeira vez em 2015, realizou a segunda edição em 2016 e, após sete anos de hiato, voltou ao país em 2023 –sempre em Itu.
INVESTIMENTOS EM INRAESTRUTURA
Pensando em melhorias após problemas em 2023, a organização do Tomorrowland firmou parcerias com o Governo de São Paulo e a Prefeitura de Itu. A expectativa, dizem os produtores, é que os shows reúnam mais de 200 mil pessoas ao todo, sendo 25% de turistas internacionais.
“Nosso compromisso com a região é de, no mínimo, 10 anos, de acordo com o contrato com o Parque Maeda. Para isso, estamos investindo no local para trazer ao público uma experiência única e inesquecível, além de estimular o turismo na região”, diz Rodrigo Mathias, CEO da DC Set Group, organizadora do festival. “Isso tudo perpetuando o acordo de longo prazo com os órgãos envolvidos, tornando o Tomorrowland o ponto de encontro de fãs de música eletrônica das Américas, impactando positivamente a economia da região e do estado como um todo”.
Com o intuito de dar mais dinâmica ao fluxo de pessoas que vão ao evento, foram anunciadas melhorias no acesso, que podem beneficiar a região como um todo: cinco rodovias vicinais serão implantadas, com total 17,5 KM de extensão, já com previsão de asfaltamento. Segundo o o governo estadual, que prevê investimento de R$ 22 milhões, as obras devem contribuir também para o acesso das comunidades vizinhas à região.
“O Tomorrowland não apenas oferece uma experiência musical inesquecível, mas também contribui para o desenvolvimento de um hub de projetos e arranjos criativos no interior do Estado. Ações assim trazem benefícios para a cultura, a coesão social e o desenvolvimento econômico não apenas para a região, mas a nível nacional”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
ACOMODAÇÃO EM CAMPING
De acordo com a organização, uma das principais novidades para este ano é a ampliação do Dreamville, a área de acampamento oficial do evento, para abrigar cerca de 20 mil pessoas e fomentar o turismo nacional e internacional. A ideia, diz a produção, é diversificar as acomodações e ter opções mais confortáveis e com mais espaço para pessoas, camas montadas e outras comodidades.
Já uma alternativa mais econômica são as tendas oferecidas pelo próprio festival, com colchão inflável e saco de dormir, que podem ser levados para casa após a festa por quem optar por este pacote.
No Dreamville, o público vai contar com lojas, estúdio de tatuagem, padaria, barbearia, aulas de ioga, entre outros atrativos.
Tomorrowland Brasil 2024
Quando: 11, 12 e 13 de outubro
Onde: Parque Maeda (rod. Dep. Archimedes Lammoglia, Km 18, Itu, SP)
Quanto: ainda não divulgado
Pré registro: 10 de abril até 1º de maio, às 10h
Venda geral dos ingressos: a partir de 2 de maio, às 10h
Mais informações: brasil.tomorrowland.com