A noite de véspera de São João, nesta segunda-feira (23), foi de pura emoção no Parque do Povo, em Campina Grande (PB). Elba Ramalho, 73 anos, foi a atração principal d’O Maior São João do Mundo e proporcionou momentos marcantes, incluindo um dueto especial com seu filho, Luã Yvys, que nasceu na cidade há 38 anos, justamente após um show da mãe na tradicional festa junina.
A grandiosidade da noite começou antes mesmo de a cantora paraibana subir ao palco. Um espetáculo aéreo com 200 drones iluminou o céu por aproximadamente 10 minutos, exibindo imagens que celebravam a cultura nordestina e a própria trajetória da cantora, incluindo a projeção de uma coroa. Em entrevista coletiva que antecedeu a apresentação, a artista reforçou seu compromisso com o legado musical da região: “Deus me deu um dom e Gonzaga me deu uma responsabilidade: não deixar o forró morrer”, declarou.
Elba Ramalho iniciou sua performance com a energia contagiante de “Festa no Interior”, seguida por clássicos como “Pagode Russo”, que logo aqueceram o público presente. A emoção atingiu um novo patamar quando Luã Yvys, fruto do relacionamento de Elba com o ator Maurício Mattar, juntou-se a ela no palco. Mãe e filho interpretaram juntos “Onde Você Mora?”, “Oh, Chuva!” e “Menina Mulher da Pele Preta”, demonstrando grande sintonia.
A cantora compartilhou com o público que enfrentou um desafio para se apresentar, pois acordou sem voz devido a uma gripe, precisando de medicação. “Deus honra e o médico também. Liguei, ele me deu um monte de drogas, tomei todas e estou aqui”, disse ela no palco. Elba também incluiu no repertório “Amor ou Paixão”, sucesso de Eliane, homenageando a colega forrozeira.
À meia-noite, a chegada oficial do Dia de São João foi celebrada com um show pirotécnico de cinco minutos, enquanto Elba entoava “Olha pro Céu” e, na sequência, “A Fogueira Está Queimando”. Próximo ao fim da apresentação, a artista puxou um “Parabéns a Você” para Luã, que faz aniversário nesta quarta (25), com direito a bolo no palco.
Na entrevista coletiva, Elba relembrou a história curiosa do nascimento de Luã em Campina Grande: “Quando meu filho nasceu, meu filho que vai estar comigo hoje, há 38 anos atrás. Eu tinha uma barriga grande, estava com [Luiz] Gonzaga, Jorge de Altinho, fazendo um show. Terminou o show no outro dia, eu estava meio estranha […] e de repente a bolsa estourou. Luã nasceu em Campina [Grande] de surpresa”, contou. A decisão de tê-lo no palco deste ano foi espontânea: “Eu convidei e não pensei. Falei: ‘Luã, está na hora de viver a festa da tua terra, você nasceu lá’. Ele veio [a Campina Grande] há 20 anos atrás. Ele é bom, eu também sei fazer, então dá certo”, disse Elba.
A noite de véspera de São João em Campina Grande, além de Elba Ramalho, teve shows de Diego Facó e Guilherme Dantas. Após a apresentação da rainha do forró, já nas primeiras horas desta terça-feira (24), a dupla Sirano & Sirino encerrou os trabalhos no palco principal.
O São João de Campina Grande, que teve início em 30 de maio e se estende por 38 dias, já recebeu grandes nomes em seu palco principal no Parque do Povo. A noite de abertura contou com shows de Luan Santana, Heitor Costa e Walkyria Santos.
Ao longo do mês de junho, artistas como Belo, João Gomes, Wesley Safadão, Xand Avião, Simone Mendes, Alok, Joelma, Barões da Pisadinha, Murilo Huff, Henrique & Juliano, Fagner e Alceu Valença também se apresentaram, atraindo um grande público.
A festa, que em 2025 chega à sua 42ª edição, continua com uma programação extensa. Nesta terça-feira (24), Dia de São João, o palco principal recebe Geraldo Azevedo, Waldonys, Ton Oliveira e Kelvy Pablo.
Nos próximos dias, ainda passam pelo evento nomes como Matuê e Hungria (26/6), Nattan e Pablo (27/6), Jorge & Mateus e Zé Vaqueiro (28/6), Bruno & Marrone (29/6), Raça Negra (3/7) e o encerramento no dia 6 de julho com Alcymar Monteiro e Felipe Amorim.
O São João de Campina Grande espera receber mais de 3,5 milhões de pessoas ao longo de seus 38 dias, com uma estimativa de movimentação econômica de R$ 740 milhões.