O projeto Circuito Nova Música, Novos Caminhos anuncia sua nova edição em 2025, o Circuito #02, que acontece de 31 de julho a 3 de agosto. Com a proposta de promover a circulação de artistas da nova cena brasileira, esta etapa terá todos os seus eventos com entrada gratuita e passará por São Paulo (31/7), São José dos Campos (1/8), Americana (2/8) e Campinas (3/8). As atrações principais que percorrerão a rota desta vez são a cantora Dora Morelenbaum, a banda baiana de indie rock Iorigun e o grupo de electro-punk carioca Vera Fischer Era Clubber.
Seguindo o formato do projeto, cada cidade terá também uma atração local abrindo a noite. Em São Paulo, será o duo Caco/Concha (no Bar Alto); em São José dos Campos, a banda Bucareste (no Hocus Pocus); em Americana, o músico Do Prado (no Espaço GNU); e em Campinas, a dupla Sutiã Rasgado (no Coletivo Mangueira).
Com curadoria do jornalista Lúcio Ribeiro, da Popload, o Circuito Nova Música, Novos Caminhos foi criado em 2024 para replicar no Brasil a “cultura da van” de turnês conjuntas, comum nos EUA e Europa. A iniciativa busca fortalecer a cena independente, movimentar espaços culturais e aproximar o público de novos artistas. “A cena precisa circular, e a gente vai fazer isso juntos”, afirma Lúcio Ribeiro sobre o propósito do projeto.
Dora Morelenbaum, ex-integrante do grupo Bala Desejo (vencedor de um Grammy Latino), leva ao Circuito o repertório de seu elogiado álbum solo de estreia, “Pique”, coproduzido por Ana Frango Elétrico, mesclando MPB, soul e jazz. Já a banda Iorigun, de Feira de Santana, apresenta seu som indie rock com riffs enérgicos, divulgando singles recentes como “Recomeçar” e “O Refém”. Completando o trio, Vera Fischer Era Clubber, de Niterói, traz sua sonoridade experimental que mistura punk e techno.
As bandas locais também trazem suas particularidades: Caco/Concha explora a dualidade entre o urbano e o litoral; Bucareste aposta no rock alternativo com apelo emocional; Do Prado apresenta sua MPB influenciada pelo samba e R&B; e Sutiã Rasgado entrega um som provocativo com influências do post-punk e riot grrrl.
Esta é a terceira etapa do projeto, que teve uma edição #00 em janeiro (com Supervão e Batata Boy) e a #01 em abril (com Jadsa e Fausto Fawcett), percorrendo cidades como Sorocaba e Piracicaba. Artistas interessados em participar de futuras edições podem se inscrever pelo site oficial do Circuito.
Circuito #02 – Nova Música, Novos Caminhos
SÃO PAULO
Quando: 31 de julho
Onde: Bar Alto (r. Aspicuelta, 194, Vila Madalena, zona oeste, São Paulo, SP)
Atrações: Dora Morelenbaum, Iorigun, Vera Fischer Era Clubber e Caco/Concha
Quanto: Gratuito
Mais informações: circuitonovamusica.com.br
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Quando: 1º de agosto
Onde: Hocus Pocus (r. Paraibuna, 838, Jd. São Dimas, São José dos Campos, SP)
Atrações: Dora Morelenbaum, Iorigun, Vera Fischer Era Clubber e Bucareste
Quanto: Gratuito
Mais informações: circuitonovamusica.com.br
AMERICANA
Quando: 2 de agosto
Onde: Espaço GNU (r. Padre Avelino Canazza, 258, Vila Galo, Americana, SP)
Atrações: Dora Morelenbaum, Iorigun, Vera Fischer Era Clubber e Do Prado
Quanto: Gratuito
Mais informações: circuitonovamusica.com.br
CAMPINAS
Quando: 3 de agosto
Onde: Coletivo Mangueira (r. Marquês de Abrantes, 1.398, Jardim Santa Genebra, Campinas, SP)
Atrações: Dora Morelenbaum, Iorigun, Vera Fischer Era Clubber e Sutiã Rasgado
Quanto: Gratuito
Mais informações: circuitonovamusica.com.br