Djavan, um dos maiores nomes da MPB, anunciou nesta terça-feira (19) novidades que animaram os fãs. O artista finaliza seu 26º álbum de músicas inéditas, intitulado “Improviso”, que será lançado nas plataformas digitais no dia 13 de novembro.
O novo trabalho, que contará com 12 faixas autorais, será seguido por uma turnê especial em 2026. A excursão celebrará os 50 anos de carreira fonográfica do cantor e compositor, marco contado a partir do lançamento de seu primeiro álbum, “A Voz, o Violão, a Música de Djavan”, em 1976.
Ainda não há detalhes sobre as datas ou locais da nova turnê comemorativa, mas a promessa é de um espetáculo que revisite os grandes sucessos dessas cinco décadas de carreira e apresente ao vivo as canções do novo álbum “Improviso”.
“Nosso alagoano preferido está dando os últimos retoques no seu 26º disco de inéditas”, diz o comunicado nas redes sociais do artista. Sobre a nova série de shows, a publicação complementa: “E é claro, para alegria dos djafãs, que teremos uma turnê nova super especial, que celebrará os 50 anos de carreira do artista”.
“Improviso” é o primeiro álbum de canções inéditas de Djavan desde “D”, disco lançado em agosto de 2022 e que gerou a bem-sucedida turnê que rodou o Brasil e o mundo nos últimos anos. A expectativa é que o novo trabalho traga a sofisticação harmônica e a poesia que são marcas registradas do artista.
O alagoano Djavan Caetano Viana, nascido em Maceió em 27 de janeiro de 1949, iniciou sua trajetória com o álbum que revelou ao Brasil o hit “Flor de Lis”, canção que até hoje é um momento obrigatório em suas apresentações. Desde então, aos 76 anos, ele construiu uma discografia sólida e aclamada.
Com uma sonoridade única que mescla samba, jazz, pop e ritmos nordestinos, o artista se consagrou com hinos como “Samurai”, “Sina”, “Oceano”, “Eu Te Devoro” e “Se…”, tornando-se uma referência para diversas gerações de músicos e conquistando um público fiel e apaixonado.