- Publicidade -publicidade

Dia do Funk tem shows de Tati Quebra Barraco, FBC e aulão de passinho no Rio

Evento gratuito no Museu de Arte do Rio celebra data com talk shows, DJ’s e feira literária neste sábado (12)

Funkeira Tati Quebra Barraco em show na festa Nunca Fui Santa, na Audio, em São Paulo | Leandro Godoi - 5.ago.2023/Divulgação
Funkeira Tati Quebra Barraco em show na festa Nunca Fui Santa, na Audio, em São Paulo | Leandro Godoi - 5.ago.2023/Divulgação

Em celebração ao primeiro Dia Nacional do Funk, comemorado neste sábado (12), o MAR (Museu de Arte do Rio) recebe uma programação especial na praça Mauá. Das 13h às 21h, o evento exalta as raízes do ritmo carioca com shows, debates e dança. Entre as atrações principais estão Tati Quebra Barraco e o cantor e rapper mineiro FBC. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação do espaço.

O lineup musical no MAR conta ainda com show do MC Nem e sets da DJ Iasmin Turbininha e do DJ Duh Povo, que comanda os intervalos. A programação também terá um aulão de passinho com o dançarino Pablinho Fantástico, convidando o público a participar de um dos movimentos mais emblemáticos da cultura funk.

A jornalista Michele Miranda, autora do livro “Funk Delas – A História Contada pelas Mulheres” e curadora da programação, mediará um talk show especial com Tati Quebra Barraco antes do show da cantora. “Faltava no calendário brasileiro celebrar o Dia Nacional do Funk. Essa é uma manifestação cultural e artística das mais importantes que temos no país”, ressalta a escritora.

A comemoração une música, cultura e comportamento. “O Dia Nacional do Funk celebra a força cultural de um ritmo musical que ganhou força e potência ao longo dos anos. O Museu de Arte do Rio reconhece o ritmo como expressão legítima de identidade, resistência e potência criativa brasileira”, destaca Marcelo Velloso, diretor-executivo do MAR.

Além da música, o encontro no MAR destaca a literatura. Haverá uma feira literária com títulos que abordam o gênero e uma mesa de debate com os autores MC Martina, Pedro Machado e Rodrigo Santos, com mediação de Aládia Araújo.

A data de 12 de julho foi instituída como Dia Nacional do Funk em 2024. A escolha homenageia o Baile da Pesada, festa precursora que ajudou a popularizar o ritmo e que aconteceu em 12 de julho de 1970, no Rio de Janeiro. A lei busca reconhecer o gênero musical como uma importante manifestação cultural e artística periférica.

Dia Nacional do Funk no MAR

Quando: 12 de julho
Onde: Museu de Arte do Rio – MAR (praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro, RJ)
Quanto: gratuito (sujeito à lotação)
Horário: 13h às 21h
Mais informações: museudeartedorio.org.br

- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade