Belém se torna o centro das atenções neste sábado (1º) ao sediar o Global Citizen Festival: Amazônia. O evento, que acontece no estádio Mangueirão, une um time de estrelas da música, como Chris Martin (do Coldplay), Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge e a anfitriã paraense Gaby Amarantos, em um grande ato que une música e ativismo na contagem regressiva para a COP30, a cúpula sobre mudanças climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), que movimenta a capital paraense em novembro.
O time de atrações se completa com o cantor norte-americano Charlie Puth e importantes vozes da música indígena contemporânea, como Eric Terena, Kaê Guajajara e Djuena Tikuna. O show de abertura terá a presença de Vivi Batidão. A confirmação de um lineup tão diverso, que reuniu os nomes ao longo dos últimos meses, reforça a dimensão do evento.
Para quem não está em Belém, o festival terá ampla transmissão. O evento será exibido ao vivo a partir das 18h50 no Multishow e no Globoplay, com sinal aberto inclusive para não-assinantes. A TV Globo exibirá os melhores momentos após o Altas Horas. Internacionalmente, a transmissão ocorrerá pelo YouTube e pela plataforma ViX.
Os ingressos para o show no Mangueirão foram distribuídos gratuitamente e de forma exclusiva para moradores do Pará, mediante a realização de ações de engajamento no aplicativo da organização, reforçando o caráter ativista e comunitário do festival.

A proposta do Global Citizen vai além da música. O festival é o clímax da campanha “Proteja a Amazônia”, que visa mobilizar US$ 1 bilhão para a proteção da floresta. Por isso, o evento também contará com a participação de importantes lideranças políticas e ativistas, como a ministra Sônia Guajajara, a deputada federal Célia Xakriabá e o Cacique Raoni Metuktire. A apresentação ficará a cargo de um time que inclui Regina Casé, Mel Fronckowiak e Hugo Gloss.
A participação de Gilberto Gil no evento se soma a uma agenda intensa que o artista tem mantido com sua turnê de despedida dos grandes palcos, “Tempo Rei”. A excursão passou por um período de pausa de quase dois meses devido à morte de sua filha Preta Gil, em julho. O retorno de Gil aos palcos, segundo o próprio artista, foi um desejo da filha, tornando sua presença no festival um momento ainda mais simbólico.
O movimento Global Citizen é conhecido por realizar grandes festivais em locais icônicos do mundo, já tendo recebido artistas como Billie Eilish, Metallica e Red Hot Chili Peppers. A edição em Belém marca o encerramento da campanha “Proteja a Amazônia”, que, segundo a organização, já garantiu mais de US$ 345 milhões em compromissos financeiros para a preservação ambiental.
Global Citizen Festival: Amazônia
Quando: 1º de novembro de 2025
Onde: Estádio Mangueirão (rod. Augusto Montenegro, s/n, Mangueirão, Belém, PA)
Quanto: Gratuito (exclusivo para moradores do Pará, mediante ações)
Transmissão: Multishow, Globoplay e YouTube a partir das 18h50
Mais informações: globalcitizen.org


