O cantor e compositor Chico César foi a principal voz do protesto contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, na manhã deste domingo (21), em Brasília. Em frente ao Museu da República, o artista paraibano entoou “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, canção de Geraldo Vandré que se tornou um dos maiores hinos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.
A escolha da música foi carregada de simbolismo. Lançada em 1968, a música ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção daquele ano, mas logo foi censurada e proibida pelos militares por sua letra que incentivava a mobilização popular. A canção marcou a carreira de Geraldo Vandré, que se exilouem 1969 e, ao retornar ao Brasil, em 1973, teve um afastamento dos palcos.
O ato em Brasília fez parte de uma mobilização nacional convocada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, que reuniu manifestantes em mais de 30 cidades. O principal alvo dos protestos é a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3/2021, apelidada de “PEC da Bandidagem”, que dificulta a investigação de parlamentares.
No Rio de Janeiro, um encontro histórico em Copacabana reuniu Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan, além de outros ícones da MPB. Em Salvador, Daniela Mercury comandou um trio com a participação do ator Wagner Moura e de Baco Exu do Blues.
Em São Paulo, na avenida Paulista, os rappers Emicida e Rashid citaram versos de Belchior em um protesto que também contou com Otto, Dexter e Marina Lima. Outras capitais também tiveram manifestações com artistas, como Belo Horizonte (Fernanda Takai, Djonga e FBC), Vitória (Silva) e Maceió (Simone).
A presença dos artistas foi vista pela organização como fundamental para ampliar o alcance dos protestos. A mobilização da classe artística remete a momentos históricos de engajamento na política brasileira.
Ao cantar a música de Vandré, Chico César conectou as lutas do passado com as pautas do presente, reforçando a mensagem de resistência e defesa da democracia que marcou os atos deste domingo em todo o país.



