- Publicidade -publicidade

Chico César canta clássico de Geraldo Vandré em ato contra PEC da Blindagem em Brasília

Músico paraibano entoou ‘Pra Não Dizer que Não Falei das Flores’ em protesto na capital federal neste domingo (21)

Chico César em trio elétrico em frente ao Museu da Repúplica, em Brasília, em ato contra anistia e "PEC da Bandidagem" | 21.set.2025/Reprodução
Chico César em trio elétrico em frente ao Museu da Repúplica, em Brasília, em ato contra anistia e "PEC da Bandidagem" | 21.set.2025/Reprodução

O cantor e compositor Chico César foi a principal voz do protesto contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, na manhã deste domingo (21), em Brasília. Em frente ao Museu da República, o artista paraibano entoou “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”, canção de Geraldo Vandré que se tornou um dos maiores hinos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

A escolha da música foi carregada de simbolismo. Lançada em 1968, a música ficou em segundo lugar no Festival Internacional da Canção daquele ano, mas logo foi censurada e proibida pelos militares por sua letra que incentivava a mobilização popular. A canção marcou a carreira de Geraldo Vandré, que se exilouem 1969 e, ao retornar ao Brasil, em 1973, teve um afastamento dos palcos.


O ato em Brasília fez parte de uma mobilização nacional convocada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, que reuniu manifestantes em mais de 30 cidades. O principal alvo dos protestos é a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 3/2021, apelidada de “PEC da Bandidagem”, que dificulta a investigação de parlamentares.

No Rio de Janeiro, um encontro histórico em Copacabana reuniu Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan, além de outros ícones da MPB. Em Salvador, Daniela Mercury comandou um trio com a participação do ator Wagner Moura e de Baco Exu do Blues.

Em São Paulo, na avenida Paulista, os rappers Emicida e Rashid citaram versos de Belchior em um protesto que também contou com Otto, Dexter e Marina Lima. Outras capitais também tiveram manifestações com artistas, como Belo Horizonte (Fernanda Takai, Djonga e FBC), Vitória (Silva) e Maceió (Simone).

A presença dos artistas foi vista pela organização como fundamental para ampliar o alcance dos protestos. A mobilização da classe artística remete a momentos históricos de engajamento na política brasileira.

Ao cantar a música de Vandré, Chico César conectou as lutas do passado com as pautas do presente, reforçando a mensagem de resistência e defesa da democracia que marcou os atos deste domingo em todo o país.

- Publicidade -publicidade
Leia Mais
- Publicidade -publicidade
- Publicidade -publicidade