A cantora, compositora e lenda do samba Leci Brandão sobe ao palco da Casa Natura Musical para duas noites especiais que celebram seus 50 anos de uma carreira marcada pela união entre música, política e romantismo. As apresentações acontecem nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9), e os ingressos para a primeira data já estão esgotados.
Cada noite contará com participações especiais para comemorar o cinquentenário. Na primeira, a sambista de 80 anos recebe no palco Pretinho da Serrinha e o rapper Criolo, parceria feita em performance no fim de junho no festival Turá, no parque Ibirapuera, também na capital paulista. Já na segunda data, a celebração continua com a presença de Xande de Pilares. Outras surpresas são prometidas pela artista.
Os shows farão uma retrospectiva da trajetória de Leci Brandão da Silva, nascida em 1944 no Rio de Janeiro. De origem simples, ela desenvolveu seu apreço pelos estudos e pelo samba através de sua “universidade”, a Mangueira. Em 1972, fez história ao se tornar a primeira mulher a integrar a Ala de Compositores da tradicional escola de samba carioca.
Sua carreira artística decolou após participações em programas de TV, culminando no lançamento de seu primeiro LP em 1975. No entanto, a trajetória musical foi marcada por desafios. Leci enfrentou boicotes por causa de suas letras políticas, como a de “Zé do Caroço”, canção que a levou a rescindir contrato com uma grande gravadora nos anos 1980 e a ficar cinco anos sem gravar.
Apesar das dificuldades, a sambista consagrou hinos como “Isso É Fundo de Quintal” e deu voz a composições importantes sobre questões sociais. A canção “As Pessoas e Eles”, de 1976, é considerada uma das primeiras a falar abertamente sobre homossexualidade na música brasileira, inspirada por um ato de violência lesbofóbica vivido pela própria artista.
Além da contribuição fundamental para a música, Leci Brandão também se destacou como ativista e figura política. Em 2010, foi eleita deputada estadual em São Paulo, sendo a segunda mulher negra a ocupar essa posição na história da Assembleia Legislativa, com mandatos subsequentes dedicados a causas como educação e direitos humanos.
A programação de julho da Casa Natura Musical, que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, já teve show do rapper Rico Dalasam no último sábado (5) e ainda receberá nomes como Negra Li, Thalma de Freitas e Joyce Alane, além de noites dedicadas ao rock e à música instrumental.
Leci Brandão – 50 Anos de Carreira
Quando: 8 de julho (com Pretinho da Serrinha e Criolo) e 9 de julho (com Xande de Pilares)
Onde: Casa Natura Musical (r. Artur de Azevedo, 2.134, Pinheiros, zona oeste, São Paulo, SP)
Quanto: R$40 a R$220 (ingressos para o dia 8 esgotados)
Mais informações: sympla.com.br